DR. CARLOS VINICIUS BUARQUE DE GUSMÃO

(11) 4210-0576     (11) 94499-0781    contato@ortopedistajoelho.com.br


Siga-nos

  

Em busca de nova terapêutica

viniDr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão realiza pesquisa na UNICAMP em busca de nova terapêutica no que diz respeito ao uso do ultrassom de baixa potência no estímulo às proteínas envolvidas na formação do osso.

Segundo matéria publicada no portal da UNICAMP, o Dr. Carlos Vinícius deu início aos estudos com ultrassom de baixa potência ainda na graduação, quando fazia iniciação científica, e deu continuidade durante o início do mestrado, que foi convertido para doutorado direto pela comissão de pós-graduação. O médico ortopedista explica que a ciência já tinha conhecimento de que o osso responde a estímulos mecânicos. É por isso que as pessoas ganham massa óssea ao fazerem exercícios físicos regularmente. “O contrário também é verdadeiro. Os astronautas, por exemplo, perdem massa óssea quando estão no espaço, pois a diminuição da força da gravidade reduz as forças exercidas sobre os ossos”, explica.

Nos testes que desenvolveu no Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental, mais especificamente no Laboratório de Biomateriais Ortopédicos (Labimo), o médico ortopedista analisou inicialmente quais os efeitos do ultrassom de baixa potência sobre o osso íntegro e saudável. Na época, a abordagem foi inovadora, visto que os experimentos eram feitos até então em culturas de células. “Foi um desafio e tanto estabelecer os protocolos para esse tipo de procedimento”, lembra. Nessa primeira fase, os ossos eram estimulados durante 7, 14 e 21 dias. Já na segunda etapa, o estímulo era feito somente por 7 dias.

A descoberta foi o mote principal de um artigo escrito pelo Dr. Carlos Vinícius, que foi premiado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e referendado pela Sociedade Internacional de Cirurgia, Ortopedia e Traumatologia (SICOT). Graças a esse reconhecimento, o pesquisador foi convidado para apresentar os resultados das pesquisas em um congresso realizado pela Sicot na China. “Foi uma oportunidade excelente. Tive a chance de trocar idéias com pesquisadores de diversas partes do mundo e de abrir perspectivas para futuras colaborações”, diz.

Veja matéria na íntegra publicada no portal UNICAMP através do link:
http://www.unicamp.br/unicamp/ju/646/em-busca-de-nova-terapeutica

Fale Comigo

R. Dona Adma Jafet , 115, Bela Vista - 01308-050 - Hospital Sírio-Libanês - São Paulo

Telefone:   (11) 4210-0576                (11) 94499-0781

E-mail: contato@ortopedistajoelho.com.br

ou preencha o formulario em nossa página de contato

Siga-nos

  

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se bem informado.