DR. CARLOS VINICIUS BUARQUE DE GUSMÃO

(11) 4210-0576     (11) 94499-0781    contato@ortopedistajoelho.com.br


Siga-nos

  

Lesão do menisco
Dor no joelho após fazer trilha

vini meniscoO gostoso de fazer trilha são os obstáculos impostos pela própria natureza. O terreno irregular, solo muitas vezes escorregadio, e as subidas e descidas são os diferenciais desse esporte; sem contar o deleite com a beleza da paisagem local.

Só que, em algumas situações após a trilha, surge um problema: o seu joelho começa a DOER num ponto bem específico da articulação, e, às vezes, ele INCHA. Inicialmente, você não se preocupa porque acha natural o joelho doer um pouco após um esforço que, muitas vezes, você não estava acostumado a fazer.

Passam alguns dias e a dor continua. O inchaço pode até melhorar, mas a dor continua, podendo piorar para agachar, e você não consegue mais esticar ou dobrar completamente o joelho porque dói.

Você decide então procurar um ortopedista especialista em joelho para saber o que está acontecendo. O ortopedista, após te examinar, suspeita de lesão do MENISCO. E agora? O que fazer?

Primeiro, é necessário ter certeza do diagnóstico, que pode ser obtido por meio da ressonância magnética. Ainda com a ressonância, é possível avaliar as características da lesão: o tamanho, a localização e o tipo da lesão.

Para o tratamento, existem várias medidas que podem ser adotadas em conjunto ou isoladamente. Tais medidas dependem das características da lesão e de algumas características do paciente, como peso, idade, e anatomia do joelho.

No quadro abaixo, estão descritas medidas que PODEM ser tomadas para o tratamento de uma lesão do menisco 1-4. Consulte o ortopedista de sua preferência para definir as melhores medidas para o seu caso.

Afastamento temporário de exercícios

Perda de peso

Exercícios específicos

Plasma rico em plaquetas

Medicamentos

Órteses

Ressecção parcial do menisco

Osteotomias

Fisioterapia

Viscossuplementação

Sutura (reparo) do menisco

Transplante de menisco


1. Poulsen MR, Johnson DL. Meniscal injuries in the young, athletically active patient. Phys Sportmed. 2011;39(1):123-30.

2. Getgood A, Robertson A. (v) Meniscal tears, repairs and replacement – a current concepts review. Orthopaedics and Trauma. 2010;24(2):121-8.

3. Lee DW, Ha JK, Kim JG. Medial meniscus posterior root tear: a comprehensive review. Knee Surg Relat Res. 2014;26(3):125-34.

4. Braun HJ, Wasterlain AS, Dragoo JL. The use of PRP in ligament and meniscal healing. Sports Med Arhtrosc. 2013;21(4):206-12.

 

Fale Comigo

R. Dona Adma Jafet , 115, Bela Vista - 01308-050 - Hospital Sírio-Libanês - São Paulo

Telefone:   (11) 4210-0576                (11) 94499-0781

E-mail: contato@ortopedistajoelho.com.br

ou preencha o formulario em nossa página de contato

Siga-nos

  

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se bem informado.