A viscossuplementação é um procedimento útil para o tratamento de artrose (desgaste), lesões de cartilagem e prevenção de lesões de cartilagem. O procedimento consiste na injeção, dentro da articulação do paciente, de um fluido viscoso semelhante ao fluido natural que lubrifica nossos joelhos.
O medicamento é composto por ácido hialurônico, que é um dos componentes do fluido naturalmente produzido dentro da nossa articulação; por isso, não precisa ter medo de que sua articulação será destruída por um ácido.
Ao contrário, a biologia da articulação será melhorada por meio da introdução do ácido hialurônico. O procedimento funciona de forma semelhante a qualquer outra injeção.
A grande diferença é que o medicamento, ao invés de ser introduzido no músculo ou na veia, é introduzido dentro da articulação. Durante a viscossuplementação, o paciente pode ficar sentado ou deitado, realizamos assepsia e antissepsia no local, e injetamos o medicamento dentro da articulação do paciente.
O procedimento pode ser repetido a cada 6-12 meses conforme os resultados da reavaliação do ortopedista. É importante esclarecer aos pacientes que a viscossuplementação só pode ser realizada por um médico capacitado. Antes de ser submetido ao procedimento, consulte-se com um especialista para averiguar se o seu caso se encaixa na lista de indicações.
Conteúdo do Post
ToggleViscossuplementação para artrose
Essa doença é caracterizada por um conjunto de sintomas e sinais que deterioram a qualidade de vida: dor, episódios de inchaço, perda de mobilidade e deformidade no joelho. Atualmente, existe um conjunto de tratamentos que empregamos para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes.
A viscossuplementação é uma dessas ferramentas que pode amenizar a dor e adiar, em pelo menos 1 ano, a necessidade de realizar artroplastia do joelho (cirurgia para implantar prótese no joelho).
Viscossuplementação para prevenção de lesões de cartilagem
Alguns traumas no joelho podem produzir lesões (ex.: fraturas, lesão do ligamento cruzado anterior e luxação da patela) que também ferem a cartilagem do joelho. No início, tais ferimentos na cartilagem podem não ser detectáveis, mas com o passar dos meses e anos, a lesão pode surgir e se tornar um problema.
Por isso, mesmo nas situações em que não há ainda lesão evidente, mas que há potencial para surgimento futuro, recomenda-se realizar a viscossuplementação na tentativa de minimizar a chance de surgimento de lesão na cartilagem.
Viscossuplementação para o tratamento de lesões de cartilagem
A viscossuplementação melhora as condições biológicas para o reparo da cartilagem, por isso o procedimento pode ser realizado no tratamento de lesões de cartilagem que não requerem cirurgia.
Pelo mesmo princípio de melhorar as condições biológicas para o reparo da cartilagem, lesões que requerem tratamento cirúrgico (ex.: mosaicoplastia) também merecem ser tratadas com viscossuplementação, além da cirurgia, para aumentar as chances de sucesso dos resultados pós-operatórios.