dr-carlos-vinicius-logo

Prótese Unicompartimental para Joelho

prótese de joelho

Conforme detalhei em outras páginas desse site dedicadas a informar sobre o tema da artrose, o joelho pode ser dividido em 3 partes: a parte interna (medial), externa (lateral, e a parte entre a patela e o fêmur (patelofemoral). O desgaste do joelho, chamado de artrose (osteoartrite ou gonartrose), por sua vez, pode ocorrer em qualquer uma dessas partes, em todas as combinações possíveis (ex.: medial e lateral, medial e patelofemoral, etc.).

Quando a artrose ocorre somente em uma parte, chamamos a artrose de unicompartimental; e quando ocorre em todas as partes, chamamos de artrose tricompartimental, ou total. Tanto a artrose de 1 parte quanto a de todo o joelho pode ser inicialmente tratada de forma não cirúrgica, com viscossuplementação, ondas de choque, fisioterapia, medicamentos, etc.

Quando o tratamento não cirúrgico é insuficiente para aliviar a dor do paciente e recuperar sua qualidade de vida, indicamos o tratamento cirúrgico.

Como é a cirurgia para colocar a prótese parcial (unicompartimental) de joelho?

cirurgia de prótese unicompartimental é bem semelhante ao realizado para a prótese total de joelho, com a diferença que fazemos uma incisão (corte cirúrgico) menor, utilizamos outro modelo de prótese e, normalmente, não colocamos (ao término da cirurgia) um dreno, pois o sangramento é menor.

Internamos o paciente em jejum de 8 horas e o encaminhamos ao centro cirúrgico, de onde segue para a sala de cirurgia. Após o procedimento anestésico (raquianestesia pela coluna lombar e sedação), posicionamos o paciente deitado na mesa de cirurgia e colocamos um torniquete na coxa a ser operada a fim de minimizar o sangramento durante a cirurgia e melhorar a visualização da anatomia do joelho.

Inicio a cirurgia com a incisão, de aproximadamente 10cm, e visualizo o joelho por dentro. Com uso ferramentas cirúrgicas, retiro a cartilagem doente e corrijo pequenas deformidades do joelho (ex.: joelho torto para fora ou para dentro). Quando o joelho tem uma deformidade severa, não é possível fazer a prótese parcial. Somente conseguimos corrigir grandes deformidades com osteotomias ou com a artroplastia total.

Depois, utilizo serras cirúrgicas para remodelar a geometria dos ossos da parte doente do joelho, permitindo que a prótese se encaixe perfeitamente, semelhante às peças de um Lego®. Para evitar que a prótese não se desencaixe dos ossos, preenchemo-la com um cimento ósseo composto de polimetilmetacrilato, que funciona com princípio semelhante ao cimento utilizado na construção civil. Colocada a prótese, costuramos a pele e realizamos o curativo.

Procedimentos Cirúrgicos e não Cirúrgicos

O Dr. Carlos Vinícius é médico especialista em ortopedia, sendo referência no tratamento de diferentes tipos de lesões de joelho. Se procura por um atendimento humanizado e um profissional altamente capacitado, agende sua consulta. Veja abaixo quais são as principais lesões operadas e tratadas pelo Dr. Carlos Vinícius.