Tratamento por Ondas de Choque para Atletas

ONDAS-DE-CHOQUE-02

Os atletas, mesmo que amadores, têm como norte superar seus limites. Como consequência, trabalham sempre no limiar de suas capacidades orgânicas (do corpo). Desse modo, pequenos erros (ex.: gesto esportivo, nutrição, qualidade do sono, etc.) prejudicam a capacidade regenerativa do corpo, aumentando a chance de lesões.

Por isso, os atletas frequentemente se consultam conosco ortopedistas para o tratamento de suas tendinites, lesões musculares, sobrecarga articulares, lesões ligamentares, fraturas por estresse, entre outros.

Classicamente, o tratamento para as moléstias ortopédicas dos atletas inclui medicamentos analgésicos, fisioterapia e procedimentos cirúrgicos. Atualmente, dispomos de maior arsenal para auxiliá-los no tratamento de suas lesões, como a viscossuplementação e as ondas de choque.

Como é o tratamento por ondas de choque para atletas

Quando se trata de fraturas e lesões com indicação cirúrgica, o tratamento é realizado no centro cirúrgico, sob anestesia. Na maioria dos casos, porém, o tratamento pode ser realizado no consultório sem necessidade de jejum ou medicamentos anestésicos.

Para realizar a sessão de tratamento por ondas de choque, posiciono o paciente na maca e demarco os pontos onde serão aplicadas as ondas de choque. Quando a região doente é provida de bastante massa muscular, como no quadril, geralmente não há necessidade de injetar anestésico no local. Por outro lado, em regiões mais sensíveis à dor, aplicamos medicamento anestésico.

De todo modo, a necessidade de realizar anestesia é sempre avaliada individualmente, porque a sensibilidade à dor varia caso a caso, e conforme a moléstia.

Em seguida, o aparelho é ligado e as ondas de choque são aplicadas na área doente. A sessão costuma durar 15-30 minutos, variando conforme a extensão da patologia e quantidade de regiões acometidas.

Casos mais difíceis, principalmente nos pacientes que convivem com a doença há mais de 1 ano, necessitam de mais de 1 sessão, com intervalos que variam de 6 a 12 semanas. Casos que envolvem fraturas e lesões musculares costumam requerer também mais de 1 sessão. Além disso, como o atleta é sempre muito exposto a condições extenuantes que ultrapassam seu limiar regenerativo, é comum necessitarem de mais sessões; diferente do paciente não atleta, que não está exposto a tais condições, alcançando melhora dos sintomas mais rapidamente.

Além de realizar o tratamento por ondas de choque em atletas, é importante rever como está sendo realizada a atividade esportiva. Assim, poderão ser identificados eventuais erros do gesto esportivo, necessidade de modificar a frequência e intensidade dos treinos, corrigir distúrbios nutricionais, identificar doenças concomitantes (ex.: distúrbios da tireoide), entre outros.

Procedimentos Cirúrgicos e não Cirúrgicos

O Dr. Carlos Vinícius é médico especialista em ortopedia, sendo referência no tratamento de diferentes tipos de lesões de joelho. Se procura por um atendimento humanizado e um profissional altamente capacitado, agende sua consulta. Veja abaixo quais são as principais lesões operadas e tratadas pelo Dr. Carlos Vinícius.