A terapia com Plasma Rico em Plaquetas (PRP) usa injeções de uma concentração de plaquetas do próprio paciente para acelerar a cicatrização de tendões, ligamentos, músculos e articulações lesados. Desta forma, as injeções de PRP usam o sistema de cura de cada paciente para melhorar os problemas musculoesqueléticos.
Estas inserções de plasma, que são baseadas no seu próprio sangue, são cada vez mais usadas para tratar lesões esportivas e para ajudar na restauração de feridas após a cirurgia. O Plasma Rico em Plaquetas está associado a fatores de crescimento, por meio da retirada e centrifugação de uma amostra de sangue do próprio paciente, sendo efetiva inclusive antes e após fraturas ósseas e procedimentos cirúrgicos.
Conteúdo do Post
ToggleO que é o plasma e o que são as plaquetas?
O plasma é a parte líquida do sangue composta principalmente por água e proteínas. Ele permite que os glóbulos brancos e vermelhos e as plaquetas se movam pela corrente sanguínea. As plaquetas são um tipo de célula sanguínea que faz o seu sangue coagular. Eles também desempenham um papel importante na cura.
Como é feita a coleta e aplicação do Plasma Rico em Plaquetas?
Para coletar o plasma, o médico tira o sangue do corpo do paciente e usa uma centrífuga para separar o plasma rico em plaquetas do restante do sangue. Em seguida, o médico usará uma agulha para injetar o plasma na área do corpo que está sendo tratada.
O que o Plasma rico em Plaquetas pode tratar?
Plasma rico em plaquetas, ou PRP, possui um sistema de cura minimamente invasivo e permanente que é eficaz para tratar lesões de ligamentos, tendões e articulações, bem como artrite e várias outras condições. Isso pode incluir:
- Fasceíte plantar
- Osteoartrite/ Osteoartrose
- Artrite
- Tendinite
- Lesões musculares
- Lesões do Manguito Rotador
- Ligamento Cruzado Anterior
A terapia PRP é incrivelmente eficaz porque estimula os processos naturais de cura do corpo. Ao contrário de uma injeção de alívio da dor tradicional, o PRP pode significar que um paciente pode evitar uma cirurgia no joelho ou viver uma vida com melhor qualidade e menos dor.
Esse tipo de benefício é possível porque os tratamentos com PRP se concentram na causa implícita ao problema, e não apenas nos sintomas. Como resultado, pacientes que se submeteram ao tratamento com PRP frequentemente são capazes de retornar aos seus passatempos favoritos e atividades físicas que eles pensavam serem impossíveis.
Como funciona o procedimento de PRP?
O tratamento de PRP é realizado em consultório médico ou no centro cirúrgico (ambiente hospitalar). Inicia-se pela coleta de amostra de sangue do paciente. Vários componentes são encontrados neste sangue. O principal componente são as plaquetas, que contêm uma alta concentração de fatores de crescimento, considerados substâncias instrumentais para a cura de lesões.
Por exemplo, se você está sendo tratado por uma lesão muscular, o médico injetará plasma em vários locais desse músculo. Em alguns casos, os médicos usam a tecnologia de ultrassom durante as injeções para garantir que estão direcionando à área certa. As injeções de PRP geralmente levam cerca de 1 hora, embora dependa da área que você está almejando.
As injeções de PRP doem?
Em geral, as injeções de PRP não são dolorosas. Isso pode variar de acordo com o paciente ou com a área do corpo em que a injeção está sendo aplicada. Seu médico pode recomendar um anestésico local para controlar esse desconforto. A anestesia geral geralmente não é usada em conjunto com a terapia com PRP.