O “desgaste” das articulações é um processo natural que ocorre com todas as pessoas. É como o envelhecimento de nossa pele – com surgimento de rugas –, de nossos cabelos – que ficam brancos –, e qualquer outra parte do corpo. Em outras palavras, o desgaste das articulações faz parte do envelhecimento. O nome científico do desgaste das articulações é artrose, ou osteoartrite. Quando no joelho, denominamos gonartrose.
Tratamento da Artrose do Joelho (Gonartrose)
Existem opções cirúrgicas e não cirúrgicas de tratamento para artrose do joelho. As não cirúrgicas são sempre empregadas nos pacientes. As cirúrgicas dependem de critérios estabelecidos pela literatura médica, sendo um deles o insucesso do tratamento não cirúrgico.
Com o avanço tecnológico, novas formas de tratamento não cirúrgico vêm surgindo; por isso, a lista de opções é crescente. As opções tradicionais, bastante conhecidas de tratamento não cirúrgico são:
- Fisioterapia;
- Atividade física supervisionada por educador físico;
- Avaliação com nutricionista para controle do peso;
- Uso de órteses: bengalas, palmilhas, joelheiras, etc.;
- Medicamentos: analgésicos, opioides, anti-inflamatórios, fitoterápicos. Os medicamentos podem ser fornecidos via oral ou cutânea (na forma de pomadas, por exemplo).
Existem também opções mais modernas de tratamento não cirúrgico e que também apresentam bons resultados:
- Viscossuplementação;
- Ondas de choque;
- Radiofrequência;
- Infiltração articular com corticoide;
- Alcoolização.
Embora nenhum tratamento – cirúrgico ou não – ofereça a cura para a artrose, as opções que dispomos atualmente podem proporcionar alívio da dor, melhora da qualidade de vida e, eventualmente, postergar ou eliminar a necessidade de submeter o paciente à cirurgia.
O tratamento não cirúrgico tem papel muito importante, principalmente, nos pacientes que:
- Apresentam risco elevado de sofrer complicações com tratamento cirúrgico (ex.: certos casos de insuficiência cardíaca, insuficiência renal, etc.);
- São muito jovens para serem submetidos à cirurgia de artroplastia (prótese) do joelho;
- Preferem não ser submetidos à cirurgia.
Na maioria dos pacientes com artrose, recomendo iniciar com o tratamento não cirúrgico. Assim, poderemos avaliar os resultados e definir se manteremos o tratamento não cirúrgico ou partiremos para o tratamento cirúrgico. Por isso, o paciente deve buscar sempre avaliação com especialista de patologias do joelho, que terá condições técnicas de indicar, junto às necessidades do paciente, as melhores opções terapêuticas.