Bem no centro do joelho, há 2 ligamentos importantes que se cruzam, o ligamento cruzado anterior e o ligamento cruzado posterior. O ligamento cruzado posterior é o ligamento mais forte do joelho, possuindo quase o dobro da força de resistência do ligamento cruzado anterior.
Por ser o ligamento mais forte do joelho, sua lesão é incomum, sendo necessário um trauma (pancada) com energia cinética elevada. Em outras palavras, a lesão do ligamento cruzado posterior ocorre em virtude de acidentes mais graves.
Conteúdo do Post
ToggleSituações que provocam lesão do ligamento cruzado posterior
A lesão do ligamento cruzado posterior (LCP) pode ocorrer no esporte:
- Após queda com o joelho dobrado;
- Após uma pancada, desferida por outro atleta, com o joelho completamente esticado;
- Por atropelamento, produzindo impacto direto contra o joelho completamente esticado;
- Por projeção do corpo, impactando o joelho contra o painel do carro ou da moto.
Uma lesão que provoca poucos sintomas
Diferente da lesão do ligamento cruzado anterior, quando ocorre somente lesão do ligamento cruzado posterior, o que é muito raro, o paciente não costuma apresentar tanta sensação de instabilidade (sensação do joelho sair do lugar). Normalmente, o paciente sente desconforto e um pouco de instabilidade quando sobe e desce escadas, ou quando se levanta da cadeira.
Na maioria dos casos, entretanto, como a força necessária para romper o LCP é grande, a sua lesão ocorre combinada com a de outros ligamentos, como o ligamento cruzado anterior, canto posterolateral e ligamento colateral medial.
Tratamento da lesão do ligamento cruzado posterior do joelho
Existem 3 espectros da lesão do LCP: lesão somente do ligamento cruzado posterior, lesão do ligamento com um fragmento de osso (i.e., uma fratura) e lesão combinada com outros ligamentos e estruturas (menisco e cartilagem). No primeiro espectro, em que há lesão somente do LCP, geralmente o tratamento consiste em imobilização com órtese e reabilitação fisioterápica.
Caso não ocorra cicatrização satisfatória, realiza-se a reconstrução cirúrgica do ligamento. Existem casos, porém, em que optamos pelo tratamento cirúrgico logo de pronto, o que é determinado após avaliação do ortopedista especialista em cirurgia do joelho.
No segundo espectro, em que o LCP é arrancado junto com um fragmento de osso, normalmente realizamos a fixação do fragmento com um parafuso e imobilizamos o joelho com uma órtese pré-fabricada ou tala gessada.
No terceiro espectro, em que há lesão do LCP e outros ligamentos e estruturas do joelho, as opções de tratamento consistem nas mesmas utilizadas para lesões de múltiplos ligamentos (veja mais detalhes na página de lesão do canto posterolateral e lesões de múltiplos ligamentos do joelho): imobilização, fixador externo, reconstrução dos ligamentos, reparo dos ligamentos e osteotomias.