A terapia de Ondas de Choque para Joelho é um tratamento não invasivo e não cirúrgico, recomendado para acelerar o processo de cura do corpo. O procedimento estimula o metabolismo e aumenta a circulação sanguínea para regenerar o tecido danificado.
Não é necessário o uso de medicação para realizar a terapia de Ondas de Choque no Joelho. A partir da segunda sessão de tratamento, muitos pacientes relatam que a dor é reduzida e a mobilidade melhorada após a aplicação do procedimento.
Conteúdo do Post
ToggleComo funciona a terapia por ondas de choque?
A terapia por ondas de choque é uma modalidade que está se tornando muito comum na Ortopedia e Traumatologia, sendo utilizada para o tratamento de muitas condições musculoesqueléticas, tais como tendinites, fasciíte, epicondilite, bursite; além das lesões ou doenças que provocam dores crônicas.
Acredita-se que a terapia por ondas de choque funcione induzindo microtrauma ao tecido afetado por esses problemas. Este microtrauma inicia uma resposta de cura do corpo e, consequentemente, estimula a formação de novos vasos sanguíneos e o aumento da entrega de nutrientes à área afetada.
As ondas de choque no joelho para atletas
A terapia por ondas de choque no joelho é um tratamento não cirúrgico bastante indicado para disfunções da tendinopatia patelar, conhecido como “joelho de saltador”, que é muito comum em atletas de alta performance que praticam esportes com saltos e arrancadas.
Tais lesões decorrem da prática excessiva de saltos e corrida que, aliada à biomecânica deficiente do movimento, sobrecarregam o tendão patelar. Sendo assim, o ortopedista irá garantir que você seja informado sobre sua condição e o que pode ser feito em conjunto com o tratamento – modificação da atividade, exercícios específicos, avaliação de quaisquer outras questões contribuintes como postura, rigidez, fraqueza de outros grupos musculares, etc.
Com isso, as sessões de terapia por ondas de choque geralmente são realizadas uma vez por semana, durante 3-6 semanas, dependendo dos resultados. O tratamento em si pode causar um leve desconforto, mas a intensidade pode ser ajustada para mantê-lo confortável.
A duração do tratamento gira em torno de 10-30 minutos conforme a necessidade das inflamações ou lesões ortopédicas. Alguns dos benefícios do tratamento da terapia por ondas de choque no joelho:
- Excelente relação custo / eficácia;
- Sem necessidade de anestesia, sem uso de medicamentos;
- Poucos efeitos colaterais;
- Avanços recentes demonstram que pode ter um efeito positivo para diminuição da dor aguda;