Antes de entrarmos no detalhe sobre próteses de joelho, é preciso entender que ao longo de nossas vidas, os joelhos desgastam. Alguns joelhos desgastam mais rápido; por exemplo em pacientes com artrite reumatoide, ou que sofreram fraturas no joelho. Outros joelhos, em contrapartida, sofrem pouco desgaste ao longo de mais de 80 anos de vida. Chamamos de artrose (ou osteoartrite, gonartrose, osteoartrose) quando alguma articulação sofre “desgaste”. Para a artrose, existem diversos tratamentos. Na maioria dos casos, a primeira linha de tratamento é o não cirúrgico, que inclui medicamentos, viscossuplementação, atividade física supervisionada, fisioterapia, nutracêuticos, etc. Nos casos em que o tratamento não cirúrgico foi ineficaz, ou que a artrose impõe incapacidade funcional significativa, indica-se o tratamento cirúrgico, sendo a prótese de joelho uma das opções para alguns pacientes.
Antes de prosseguir com a explicação, é importante informar que, quando falamos em artrose do joelho, podemos dividir essa articulação em 3 partes principais: uma que está em contato com a patela, outra que está mais na parte de dentro do joelho, e a última que está na parte de fora do joelho. O tratamento cirúrgico da artrose do joelho depende de quantas e quais dessas 3 partes principais está acometida pela artrose.
Conteúdo do Post
TogglePrótese de joelho quando só 1 parte está doente
Podemos realizar uma osteotomia ou uma artroplastia chamada de unicompartimental. A osteotomia, conforme escrevi numa sessão específica aqui no site, é um procedimento que realiza cortes trigonometricamente planejados para modificar o formato do osso. Os cirurgiões utilizam a osteotomia para corrigir o joelho “torto” e tratar a artrose. A prótese de Joelho é um procedimento que também engloba a realização de cortes ósseos planejados. Neste caso, em especial, os cortes formatam o osso para possibilitar que ele se encaixe à prótese semelhante ao encaixe das peças de um Lego. Em se tratando de artroplastia unicompartimental, os cortes dos ossos são realizados somente em 1 parte do joelho; portanto, a incisão cirúrgica (corte na pele) e o tamanho da prótese é menor do que quando realizamos uma artroplastia total.
Quando 2 ou 3 partes estão doentes
Realizamos a artroplastia total do joelho, ou seja, todo o joelho é preparado, por meio de cortes ósseos, para que acomodar uma prótese maior que recubra todo, ou grande parte, do joelho. A prótese total do joelho pode ou não englobar a patela, o que varia conforme preferência do cirurgião e situações específicas de comprometimento da patela.