A pioartrite é uma infecção causada por bactérias que acomete as articulação do paciente. Assim como a osteomielite, a pioartrite é uma doença grave que necessita de tratamento médico o quanto antes. Infelizmente, a condição pode se manifestar em qualquer tipo de pessoa, independentemente de idade, sexo ou estilo de vida.
Para exemplificar, listei abaixo as causas mais frequentes para infecções ortopédicas:
- Pela corrente sanguínea sem outra infecção vigente;
- Pela corrente sanguínea por causa de outra infecção concomitante (ex.: infecção urinária); A pós procedimento cirúrgico;
- Por lesões de pele que deixam o osso exposto (ex.: escaras).
Mesmo sem ter um perfil de paciente bem definido, existem algumas pessoas que são mais suscetíveis a contrair infecções ortopédicas, como:
- Imunodeprimidos (i.e., pessoas com baixa defesa imunológica, como em doenças reumatológicas, infecção pelo HIV, etc.);
- Desnutridos;
- Diabéticos;
- Pacientes que sofreram fratura exposta;
- Pacientes com dificuldade de autocuidado (ex.: acamados, doença de Alzheimer, etc.).
Como é o tratamento para pioartrite?
O tratamento para pioartrite obrigatoriamente inclui a prescrição de antibióticos. A realização de procedimentos adicionais varia conforme a causa e o tipo de infecção; ou seja, se originou pela corrente sanguínea, se foi devido a algum procedimento cirúrgico, ou outro motivo.
Como procedimentos adicionais, temos a realização de curativos especiais, cirurgia para remover o tecido desvitalizado e limpar a infecção, retirada de implantes ortopédicos (ex.: parafusos, próteses, pinos), cirurgia para cobrir o osso exposto (ex.: retalhos de pele), entre outros.
É importante deixar claro que a pioartrite é uma doença grave que deve ser tratada rapidamente, pois, além de produzir sequelas (destruir a articulação, deixar o osso torto, impedir o crescimento do osso), pode levar a óbito. Desse modo, o paciente deve buscar atendimento especializado o quanto antes para tratar adequadamente a infecção.