prevenção artrose

Artrose: como se prevenir?


A artrose pode acometer qualquer articulação do corpo. Ela é o desgaste dessa articulação que pode acontecer tanto progressivamente, com a idade, ou em função de sobrecarga. 

Mas é especialmente em articulações como o joelho e o quadril que a artrose é mais prejudicial, porque pode levar a uma limitação severa dos movimentos. 


Artrose não é só problema da terceira idade


Qualquer pessoa de qualquer idade está sujeita à artrose. 

Problemas como a obesidade, o diabetes e alguns distúrbios hormonais são algumas das causas que podem levar ao aparecimento da artrose ainda durante a juventude. 

Traumas articulares adquiridos depois de acidentes ou durante a prática de esportes, por exemplo, também podem levar a uma degeneração precoce da articulação e, por consequência, ao quadro de artrose.


Como proteger as articulações da artrose?


A melhor forma de garantir que suas articulações estejam protegidas da artrose é trabalhar para prevenir os efeitos negativos da sobrecarga no dia a dia e tratar os problemas que também sobrecarregam as articulações.

Tratar o sobrepeso e incorporar exercícios na rotina ajuda a diminuir a pressão sobre as articulações dos joelhos e a desenvolver a musculatura da região, para deixá-las mais protegidas. 

Quem está mais exposto ao risco de lesões traumáticas, como idosos e as pessoas que praticam esporte mais intensamente, precisa de um acompanhamento ortopédico e fisioterápico especializado em joelho, para ajudar a preservar a integridade das articulações e diminuir os riscos de artrose.

Se você já sente dores no joelho ou quer se prevenir contra a artrose, se consulte com um ortopedista especializado em joelho para analisar individualmente a saúde das suas articulações e os fatores de risco presentes na sua vida. 

O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui.

E se quiser ler mais sobre Artrose de Joelho, clique aqui.

Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão 

Ortopedista Especialista em Joelho

CRM: 140.189 TEOT: 13.130 RQE: 58671

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn