artrose do joelho

Já ouviu falar de gonartrose?


Gonartrose é a artrose do joelho. E artrose é a destruição de alguma articulação. Os locais mais comuns são o joelho, quadril e a coluna lombar. Esse é o preço que pagamos por sermos bípedes.

Apesar dos benefícios de andarmos sobre duas pernas ao invés de 4 patas, uma das principais desvantagens é a artrose, pois nossas articulações do joelho, quadril e lombar recebem maior carga mecânica.

Pra você ter uma ideia, o joelho suporta rotineiramente 3 a 5 vezes o peso do nosso corpo. Por isso, o risco de você ter dor nos joelhos em decorrência de artrose é de 44.7% durante toda a sua vida.

Além disso, quanto mais envelhecemos, maior a chance de desenvolvermos artrose. Na Europa, foi estimado que 13% das mulheres e 8% dos homens entre 45-49 anos têm artrose. Esse número sobe pra 55% e 22%, respectivamente, na faixa etária de idosos a partir de 80 anos.

Por conta disso, a quantidade de cirurgias de prótese de joelho tem aumentado bastante, chegando a 719 mil cirurgias no ano de 2010 nos Estados Unidos. Mas é importante saber que a prótese não é a única solução para tratar a artrose.

Existem diversos tratamentos não cirúrgicos eficazes, como a viscossuplementação (injeção de ácido hialurônico), infiltração com corticoide, plasma rico em plaquetas, denervação dos geniculares (procedimento nos nervos que sentem dor) e ozonioterapia. Verifique com o ortopedista especialista o tratamento melhor indicado pra você. Cuide-se e previna-se!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn