artrose do joelho

Já ouviu falar de gonartrose?


Gonartrose é a artrose do joelho. E artrose é a destruição de alguma articulação. Os locais mais comuns são o joelho, quadril e a coluna lombar. Esse é o preço que pagamos por sermos bípedes.

Apesar dos benefícios de andarmos sobre duas pernas ao invés de 4 patas, uma das principais desvantagens é a artrose, pois nossas articulações do joelho, quadril e lombar recebem maior carga mecânica.

Pra você ter uma ideia, o joelho suporta rotineiramente 3 a 5 vezes o peso do nosso corpo. Por isso, o risco de você ter dor nos joelhos em decorrência de artrose é de 44.7% durante toda a sua vida.

Além disso, quanto mais envelhecemos, maior a chance de desenvolvermos artrose. Na Europa, foi estimado que 13% das mulheres e 8% dos homens entre 45-49 anos têm artrose. Esse número sobe pra 55% e 22%, respectivamente, na faixa etária de idosos a partir de 80 anos.

Por conta disso, a quantidade de cirurgias de prótese de joelho tem aumentado bastante, chegando a 719 mil cirurgias no ano de 2010 nos Estados Unidos. Mas é importante saber que a prótese não é a única solução para tratar a artrose.

Existem diversos tratamentos não cirúrgicos eficazes, como a viscossuplementação (injeção de ácido hialurônico), infiltração com corticoide, plasma rico em plaquetas, denervação dos geniculares (procedimento nos nervos que sentem dor) e ozonioterapia. Verifique com o ortopedista especialista o tratamento melhor indicado pra você. Cuide-se e previna-se!

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn