A recuperação após a cirurgia para reconstruir o ligamento cruzado posterior rompido é lenta. São 7 a 12 meses para a recuperação plena. Mas não se assuste. Este tempo é para a recuperação completa. Não significa que você ficará com a perna pra cima, sem dobrar e sem pisar por todo este tempo.
A cada semana você terá um ganho. Por exemplo, em duas semanas, espera-se que você já consiga dobrar o joelho 90°. Com seis semanas, provavelmente, você já poderá pisar com todo o peso do seu corpo no chão.
Os exercícios são iniciados no primeiro dia após a cirurgia, sendo que a cada semana você poderá fazer mais exercícios com complexidade crescente. No início, só poderá fazer exercício para levantar e abaixar a perna. Com 6 semanas, iniciará bicicleta ergométrica; com 3 meses, poderá caminhar livremente; corrida, aos 4 meses; até que conseguirá participar de esportes de alto impacto entre 7 e 12 meses.
Este panorama pode ser postergado conforme seu empenho na fisioterapia, sua biologia, gravidade da lesão, entre outros fatores. Além disso, mesmo após os 7-12 meses para recuperação plena, é necessário manter o acompanhamento com o ortopedista especialista em joelho para avaliar a saúde do seu joelho.
Antes de fazer a cirurgia para reconstruir o LCP, converse bem com seu ortopedista. Após o procedimento, tire dúvidas com ele, pois foi ele quem te operou e sabe os detalhes da sua cirurgia. Cuide-se e previna-se!
O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui