A artrose do joelho é uma condição degenerativa que afeta a cartilagem e todos os demais tecidos das articulações. Com o tempo, o desgaste da articulação provoca dor, inflamação e dificuldade de movimento. As causas mais comuns incluem o envelhecimento, excesso de peso, traumas anteriores no joelho e predisposição genética.
Entre os principais sintomas estão: inchaço, dor durante atividades físicas, rigidez articular ao acordar, sensação de estalos ou crepitação no joelho e perda de força muscular na região.
Uma importante forma de tratar a artrose é a infiltração de alguma substância dentro do joelho. Existem diversos tipos de substâncias que podem ser injetadas. Confira a seguir as principais.
Conteúdo do Post
ToggleTipos de substâncias injetadas
Corticosteróides: Os corticosteroides são poderosos anti-inflamatórios que aliviam rapidamente a dor e reduzem o inchaço. Eles são uma opção eficaz para casos de inflamação aguda, mas a duração do efeito é menor.
Ácido hialurônico: O ácido hialurônico atua modulando o metabolismo das células da cartilagem e da sinóvia, diminuindo a inflamação, estimulando a produção de cartilagem saudável e, com isso, melhora a mobilidade da articulação e a dor ao longo do tempo. É uma opção mais duradoura em comparação aos corticosteroides.
Plasma Rico em Plaquetas (PRP): O PRP utiliza componentes do sangue do próprio paciente para estimular a regeneração dos tecidos, diminuir a inflamação e diminuir o inchaço. É uma técnica considerada mais natural, com benefícios de médio a longo prazo.
Fibrina rica em plaquetas (PRF): Tem o mesmo princípio do PRP, mas a técnica de manuseio e ativação da substância é um pouco diferente.
Células-tronco da medula óssea (BMA): Também faz parte do grupo de substâncias que são extraídas do sangue do próprio paciente, mas nesse caso é retirado o sangue que fica dentro da medula óssea. O BMA modula o metabolismo das células da articulação para que diminua a inflamação, aumente a produção de tecido saudável e, como resultado, melhora a dor e inchaço do joelho.
Proloterapia: Nessa técnica, utiliza-se glicose em alta concentração. A glicose funciona por meio dos princípios de osmolaridade, promovendo alterações no metabolismo das células inflamadas. Desse modo, a glicose consegue diminuir a inflamação e a dor. Não tem contraindicação em realizar nas pessoas com diabetes.
Células-tronco derivadas da gordura (gordura fragmentada): Nessa técnica, é realizada uma lipoaspiração para coletar gordura do próprio corpo da pessoa. Essa gordura é fragmentada e, com isso, consegue-se extrair as células-tronco que serão injetadas no joelho doente.
Ozonioterapia: Injeta-se ozônio na articulação doente. O ozônio possui propriedades anti-inflamatórias que auxiliam na melhora da dor provocada pela artrose.
Benefícios das infiltrações
- Redução da dor: As infiltrações aliviam a dor de forma significativa, permitindo que os pacientes retomem atividades do dia a dia com mais conforto.
- Melhora da mobilidade: Além de reduzir a dor, as infiltrações aumentam a flexibilidade e a funcionalidade da articulação do joelho.
- Efeitos anti-inflamatórios: Reduzem a inflamação, retardando a progressão da artrose.
Quanto tempo dura o efeito das infiltrações?
A duração do efeito varia dependendo da substância utilizada e as características da artrose da pessoa:
- Corticosteroides: 1 a 3 meses.
- Ácido hialurônico, proloterapia e ozonioterapia: 6 a 12 meses.
- PRP, PRF e células-tronco: 1 a 2 anos
Quando as infiltrações começam a fazer efeito?
- Corticosteroides: O alívio geralmente ocorre dentro de 1 semana.
- Todos os demais: A partir de 1 semana, mas pode levar até 1 mês pra começar a obter o efeito desejado
As infiltrações para artrose do joelho são uma alternativa eficaz para aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Com diferentes opções disponíveis, é essencial discutir com o ortopedista especializado qual é a mais adequada para o seu caso.
Agende sua consulta com o Dr. Carlos Vinícius!
Está em busca de alívio para dores no joelho ou deseja conhecer as melhores opções de tratamento para artrose? O Dr. Carlos Vinícius é especialista em ortopedia e está pronto para ajudar você a retomar sua qualidade de vida com tratamentos avançados e personalizados.
🔗 Entre em contato agora mesmo e siga nas redes sociais para dicas exclusivas sobre saúde ortopédica e tratamentos avançados:
👉 Instagram: @drcarlosvinicius
👉 Youtube: @DrCarlosViniciusOrtopedista