Por ser um tratamento relativamente novo, é comum que as pessoas ainda tenham muitas dúvidas ao buscar ou receber a recomendação da terapia com ondas de choque.
Essas são algumas das perguntas que ouço com mais frequência:
Conteúdo do Post
ToggleQual é o profissional que realiza esse tipo de tratamento?
O tratamento com as ondas de choque é realizado exclusivamente pelo médico. Por se tratar de doenças ortopédicas, recomenda-se a realização do tratamento pelo ortopedista.
Como é feito o tratamento?
Com o paciente sentado ou deitado, o emissor (que se assemelha a uma pistola futurística) é posto sobre o local onde será administrado o tratamento.
O emissor, então, propaga ondas sonoras no ponto de tratamento, auxiliando na regeneração e desinflamação dos tecidos.
O tratamento com ondas de choque dói?
A depender do local, do tipo de lesão e do aparelho, pode ser necessário o uso de anestesia.
Mas, no geral, o tratamento é pouco doloroso ou até indolor
Quanto tempo dura o tratamento?
O tratamento com ondas de choque normalmente leva de 3 a 6 sessões, com intervalos de 1 a 2 semanas entre as sessões.
Os efeitos sobre a regeneração dos tecidos começam logo na primeira sessão, e podem se estender por até 1 ano após o fim do tratamento.
Quem pode e não pode realizar o tratamento?
Não é recomendado que o tratamento com ondas de choque seja realizado em áreas afetadas por câncer e outros tipos de tumores..
As ondas de choque também não são recomendadas para gestantes e para crianças. Para pessoas com problemas de coagulação ou que utilizam medicação anticoagulante, e portadores de marcapasso, verifique com seu médico se é possível a realização do tratamento.
Fora desses grupos, a terapia com ondas de choque pode ser realizada sempre que for prescrita e executada pelo médico.
Quer saber mais sobre como a terapia com ondas de choque podem ajudar no seu tratamento? O Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui