ligamento colateral medial

É necessário operar a lesão do ligamento colateral medial?


Na maioria das vezes, não é necessário fazer cirurgia, porque o ligamento colateral medial (LCM) cicatriza com mais facilidade que os demais ligamentos do joelho. Mesmo lesões completas do ligamento são passíveis de tratamento sem cirurgia.

Note que não fazer cirurgia não significa deixar de tratar a lesão. É preciso seguir corretamente o tratamento para que não seja necessário realizar a cirurgia no futuro. Se você não aderir corretamente ao tratamento, o joelho instabiliza e o LCM não cicatriza adequadamente.


E lesões multiligamentares? Tem que operar o LCM?


Lesões multiligamentares, ou seja, que envolvem múltiplos ligamentos, além do LCM, também podem ser tratadas inicialmente sem cirurgia, para darmos uma chance ao corpo de cicatrizar o ligamento colateral medial.

Nessa situação, como o joelho está mais instável, a chance dele cicatrizar adequadamente é menor, mas existe, e, se ocorrer a cicatrização, a cirurgia para os demais ligamentos será menos mórbida, impondo menos riscos ao procedimento e tornando a recuperação menos difícil.


O tipo de lesão do colateral medial influencia a cicatrização?


Outra situação que pode dificultar a cicatrização adequada do LCM é quando ele se rompe em sua fixação na tíbia (osso da perna). O LCM une o fêmur à tíbia, e sua lesão pode ser tanto mais próxima do fêmur quanto mais próxima à tíbia.

O problema do ligamento colateral medial se romper próximo da sua fixação na tíbia é que existe um grupo de tendões, chamados de pata de ganso, que podem se interpor entre o LCM e a tíbia, impedindo que este se reconecte à tíbia.

Por esses motivos, mesmo que o potencial de cicatrização do ligamento colateral medial seja alto sem a necessidade de tratamento cirúrgico, é imprescindível que você seja avaliado e acompanhado pelo ortopedista especialista em joelho. Cuide-se e previna-se!


O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn