Sim, se o joelho do seu filho estala ou crepita frequentemente, você deve buscar avaliação do ortopedista especialista em joelho.
Além da frequência de estalidos, outros sinais indicam a necessidade de investigação de algum distúrbio que possa estar produzindo os estalos no joelho da criança:
- Inchaço (derrame articular): é a famosa água no joelho
- Aumento de temperatura no joelho: o normal é que ele seja frio.
- Dificuldade para pisar
- Diminuição ou perda completa da capacidade de dobrar e estender o joelho
- Dor no joelho, seja em repouso ou durante as atividades
- Deformidade, i.e., mudança na aparência do joelho ou surgimento de algum nódulo, proeminência, ou algo semelhante
- Alteração na marcha da criança, ou seja, no jeito dela andar
Os estalidos muitas vezes são normais, mas podem representar algumas doenças e lesões como menisco discoide (anomalia congênita do menisco), instabilidade patelofemoral (quando a patela sai do lugar), tumores (ex.: osteocondromas, condromatose sinovial) e lesões de cartilagem (ex.: osteocondrite dissecante, corpos livres articulares).
Não perca tempo e consulte-se com o ortopedista caso seu filho tenha estalido no joelho acompanhado de alguns dos sinais acima. Cuide de quem você ama.
O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui