joelho torto

Como tratar o joelho torto?


Desvios no alinhamento do joelho comuns durante a infância e, na maioria das vezes, se resolvem normalmente durante o período de crescimento. 

A maioria das pessoas adultas têm um alinhamento normal dos joelhos, apenas com pequenos desvios que não causam sintomas nem problemas secundários como artrose ou lesões ligamentares. 

Em alguns casos, porém, o desvio traz problemas para o dia a dia da pessoa e precisa ser tratado. 


Tratamento não-cirúrgico para o joelho torto


Nos casos de desvios menores, com poucos sintomas, sem lesões adicionais e que não progridem, é possível optar por uma correção não cirúrgica do joelho torto. 

O tipo específico de tratamento vai depender de cada caso, sendo necessário o acompanhamento de um ortopedista antes que possa ser iniciado. 

Ele pode ser feito por meio de exercícios específicos e sessões de fisioterapia para reabilitação e fortalecimento, evitando lesões futuras, assim como utilizando-se equipamentos como palmilhas corretivas, órteses, imobilizadores e joelheiras específicas. 


Tratamento cirúrgico para o joelho torto


Quando o desvio do joelho é maior, com dores e outros sintomas limitantes aliados a possíveis lesões adicionais e progressão do desvio, é necessário optar por um tratamento cirúrgico para o joelho torto. 

Há várias opções de cirurgias, que devem ser analisadas de acordo com os problemas diagnosticados:


  • A artroplastia ou prótese do joelho é uma opção quando há artrose do joelho associada ao joelho torto, corrigindo simultaneamente o desgaste e o desalinhamento do joelho.
  • A epifisiodese – um procedimento para fechar as placas de crescimento na cartilagem – pode ser usada em crianças para corrigir o joelho torto, já que ainda estão em fase de crescimento.
  • A osteotomia – correção onde se corta e reposiciona o osso de maneira adequada – pode ser utilizada em casos de lesões cartilaginosas e ligamentares associadas ao desalinhamento, e até em alguns tipos de artrose. 

O Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui.

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn