lesão de cartilagem do joelho

Como acontece a lesão de cartilagem do joelho?


A cartilagem funciona como um lubrificante no nosso joelho. Ela reveste as extremidades onde dois ossos se encontram, evitando que o constante atrito entre eles, quando nos mexemos, cause degradação da estrutura óssea e, por conseguinte, dor. 


Para não lesionar, a cartilagem do joelho precisa descansar


Quando você se exercita, pratica algum esporte ou faz algum esforço físico grande, a cartilagem do seu joelho se desgasta um pouquinho. 

Durante os momentos de repouso e inatividade, as células da cartilagem produzem substâncias que reparam a cartilagem desgastada. 

Por isso é tão importante que haja um tempo de repouso adequado depois do esforço: para manter a homeostase cartilaginosa e impedir que ela se degrade permanentemente, ou seja, a regeneração precisa ser equivalente ao desgaste.


Lesão da cartilagem por microtraumas de repetição 


Sem o repouso necessário para a regeneração, a cartilagem começa a acumular microlesões e fissuras. 

Esse desgaste progressivo da cartilagem aumenta o impacto entre os ossos no movimento, causando dor no paciente. 

A dor costuma ser pior em movimentos que exigem mais do joelho, como caminhar, pular, subir ou descer escadas. 


Lesão da cartilagem por traumas agudos


Não é só por conta de desgastes progressivos que a cartilagem pode sofrer uma lesão. 

Sofrer um impacto direto no joelho (uma queda, um chute em uma luta, uma rasteira no futebol etc) pode causar fraturas, lesões e entorses nas estruturas ao redor da cartilagem, “arrancando” pedaços dela no processo. 

Esse tipo de lesão de cartilagem é o mais conhecido e que pode precisar de tratamentos mais complexos, como o transplante de cartilagem. 


O Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn