lesão de cartilagem do joelho

Como acontece a lesão de cartilagem do joelho?


A cartilagem funciona como um lubrificante no nosso joelho. Ela reveste as extremidades onde dois ossos se encontram, evitando que o constante atrito entre eles, quando nos mexemos, cause degradação da estrutura óssea e, por conseguinte, dor. 


Para não lesionar, a cartilagem do joelho precisa descansar


Quando você se exercita, pratica algum esporte ou faz algum esforço físico grande, a cartilagem do seu joelho se desgasta um pouquinho. 

Durante os momentos de repouso e inatividade, as células da cartilagem produzem substâncias que reparam a cartilagem desgastada. 

Por isso é tão importante que haja um tempo de repouso adequado depois do esforço: para manter a homeostase cartilaginosa e impedir que ela se degrade permanentemente, ou seja, a regeneração precisa ser equivalente ao desgaste.


Lesão da cartilagem por microtraumas de repetição 


Sem o repouso necessário para a regeneração, a cartilagem começa a acumular microlesões e fissuras. 

Esse desgaste progressivo da cartilagem aumenta o impacto entre os ossos no movimento, causando dor no paciente. 

A dor costuma ser pior em movimentos que exigem mais do joelho, como caminhar, pular, subir ou descer escadas. 


Lesão da cartilagem por traumas agudos


Não é só por conta de desgastes progressivos que a cartilagem pode sofrer uma lesão. 

Sofrer um impacto direto no joelho (uma queda, um chute em uma luta, uma rasteira no futebol etc) pode causar fraturas, lesões e entorses nas estruturas ao redor da cartilagem, “arrancando” pedaços dela no processo. 

Esse tipo de lesão de cartilagem é o mais conhecido e que pode precisar de tratamentos mais complexos, como o transplante de cartilagem. 


O Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn