Downloader.la-6421ae2a8ac27

Como continuar jogando futebol mesmo com artrose?

A artrose é uma doença que causa o desgaste da cartilagem. Esse desgaste pode acontecer ao longo dos anos, mas também pode ser influenciado por fatores como obesidade e sedentarismo. Então, por que um jogador de futebol pode passar por esse tipo de problema?

Embora praticar exercícios seja uma ótima maneira de evitar e até mesmo como parte do tratamento da doença, ela está se tornando cada vez mais comum entre os jogadores de futebol. Acontece que quando não há uma preparação adequada e um volume intenso da capacidade do jogador, isso acelera a degradação da cartilagem, contribuindo para uma artrose precoce.

Como a artrose afeta o jogador de futebol?

O primeiro passo é entender que a artrose possui níveis e que não é igual para todo mundo. Por exemplo, existem casos de artrose avançada em que a pessoa nem mesmo consegue andar e por isso, é preciso usar uma cadeira de rodas. Em outros casos, a pessoa pode até conseguir andar, mas com dificuldade e sente dores.

Outras pessoas podem ter artrose e nem sentir nada e só descobrir anos depois, isso é muito comum. Então, é possível continuar jogando futebol, mas cada caso deve ser avaliado individualmente.

Ao consultar um ortopedista, é possível analisar qual o nível da artrose que o paciente está e qual tratamento pode ser o mais indicado. Dessa forma, o médico vai informar se vai ser possível continuar jogando futebol e quais cuidados devem ser seguidos.

Tratamentos indicados para casos de artrose

Atualmente existem diversos tipos de tratamento que podem ajudar pessoas que sofrem com artrose. Podem ser através de cirurgia ou tratamentos menos invasivos, novamente, vai depender da avaliação médica para entender o que será necessário.

Viscossuplementação com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é injetado na área e ajuda no tratamento da artrose. É como se ele fosse um lubrificante para a articulação que está afetada e dessa forma, ajuda no alívio dos sintomas, como a dor. Essa é uma opção bastante interessante para pacientes jovens que desejam adiar uma artroplastia do joelho.

Ondas de choque

O tratamento com ondas de choque auxilia na regeneração dos tecidos e também atua como anti-inflamatório. Esse tratamento é indicado quando o paciente apresenta uma articulação que está muito inflamada ou com regiões que possuem pouca massa muscular.

Neste vídeo no meu canal no Youtube falo mais sobre como um jogador de futebol com artrose pode continuar jogando.

Sendo jogador de futebol profissional ou não, é muito importante o acompanhamento médico de forma preventiva. Assim, caso uma artrose seja diagnosticada cedo, mesmo que o paciente não apresente sintomas, o tratamento pode ser iniciado e evitar problemas mais graves.