O ligamento cruzado anterior é um dos ligamentos que mais sofre ruptura no joelho. Por mais que exista uma tentativa do nosso corpo de cicatrizar o ligamento, isso não ocorre de maneira adequada e pode ter implicações negativas para a qualidade de vida do paciente, como dor, instabilidade, dificuldade para realizar atividades esportivas que envolvem giro, entre outras. Por isso, é importante buscar atendimento com o ortopedista especialista em joelho para tratar adequadamente a lesão, seja de forma cirúrgica ou não cirúrgica. Em muitos casos, a cirurgia do ligamento cruzado anterior é a melhor solução.
Conteúdo do Post
ToggleCirurgia do ligamento cruzado anterior: o que é preciso saber sobre essa cirurgia?
Essa importante cirurgia faz parte da rotina de ortopedistas do mundo todo e apresenta resultados satisfatórios. Seguindo o pós operatório corretamente, após cerca de 9 a 12 meses, o paciente pode voltar a fazer esportes de giro (i.e., que envolvem movimentos de pivô); mas antes disso, poderá recuperar as atividades habituais de baixa demanda (ex.: andar, caminhar, etc.), assim como antes da cirurgia. Porém, é muito importante que o paciente saiba que a cicatrização da cirurgia é um processo que demanda paciência, atenção e cuidado, respeitando os limites do corpo. Entenda mais sobre a recuperação da cirurgia do ligamento cruzado anterior:
Afinal, a recuperação é muito difícil?
Não, apenas precisa ser seguida com cuidado! Nas primeiras 4 semanas após a cirurgia, é recomendado que o paciente ande com o auxílio de muletas, permaneça em repouso relativo e retome progressivamente a atividade laboral, isso se a profissão não demandar esforços como carregamento de peso, agachamento e posições desconfortáveis. Nesses primeiros dias o foco é diminuir o inchaço (edema), recuperar a ativação do quadríceps e a extensão máxima do joelho.
Já quando o assunto é esporte, principalmente o futebol, é necessário paciência. Em 9 a 12 meses o paciente pode voltar a praticar esportes como anteriormente. Para tanto, é necessário realizar a reabilitação adequadamente, bem como “reaprender” a realizar o esporte, o que chamamos de treino pedagógico (ou educativo). Se o paciente for apressado e insistir no retorno precipitado ao esporte, poderá sofrer uma nova lesão do ligamento cruzado anterior.
Não há motivos para ter medo e se assustar. A recuperação pode ser considerada longa, mas se feita corretamente, aumenta-se a chance de sucesso, permitindo o retorno do paciente às atividades habitualmente realizadas antes da lesão.
É possível prevenir a lesão do ligamento cruzado anterior?
Boa parte das lesões que acontecem no ligamento cruzado anterior durante o esporte se dão sem contato com outro jogador, ou seja, por movimentos “inadequados” durante a execução do movimento, seja pela má posição do pé, um movimento brusco, paradas repentinas e outros movimentos imprecisos.
Uma lesão como essa não pode ser prevista, mas existem alguns fatores que podem diminuir o risco de sua ocorrência, como fortalecer e alongar a musculatura da coxa e core abdominal, trabalhar o equilíbrio e treinar o gesto esportivo (i.e, o movimento).
É importante o acompanhamento com um ortopedista especialista em joelho para evitar lesões, tratá-las e recuperar-se após cirurgias!
Conte com Dr. Carlos Vinícius
Tanto a cirurgia como o processo pré e pós operatório é feito pelo Dr. Carlos Vinícius e você pode contar com ele! Com mais de 10 anos de atuação, Dr Carlos Vinícius possui experiência comprovada e se mantém sempre atualizado para oferecer o que há de melhor aos pacientes, sempre baseado na literatura médica especializada.. Entre em contato e agende sua consulta!