menisco

Como podemos ajudar o menisco a cicatrizar?


Após sofrer uma lesão do menisco, é muito desejável que ele consiga cicatrizar sem precisar de cirurgia. Contudo, isso nem sempre é possível e a cirurgia é inevitável para o seu próprio bem. Entenda que a cirurgia não é um mal, mas a tentativa de solução de um mal que você sofreu no joelho.

Com a cirurgia podemos ajudar o seu menisco a cicatrizar. Mas não é só com a cirurgia. Podemos ajudar com outras técnicas adicionais que vou comentar adiante. Primeiro, vamos comentar sobre a cirurgia.


Por que a cirurgia ajuda?


Quando suturamos (costuramos) o menisco, nós juntamos as partes do menisco que estão soltas. Assim, diminuímos a distância entre as partes do menisco, facilitando a cicatrização.

Outro ponto é que, ao suturar o menisco, nós o deixamos mais estável, ou seja, mais fixo no joelho. Desse modo, evitamos que a cicatrização seja destruída pelo excesso de movimento do menisco.

Além disso, na própria cirurgia, existem algumas técnicas que podemos adicionar para auxiliar a cicatrização do menisco.


Técnicas que podem ajudar a cicatrização do menisco


Podemos realizar perfurações no menisco para facilitar a entrada de vasos sanguíneos, que provêm nutrientes, fatores de crescimento e células-tronco mesenquimais capazes de cicatrizar o menisco.

Além disso, podemos introduzir plasma rico em plaquetas (PRP). O PRP é um concentrado de plaquetas do corpo do próprio paciente, que contém mais de 100 proteínas que podem ajudar na cicatrização de diversos tecidos, assim como o menisco.

Por fim, podemos estimular a cicatrização do menisco por meio do tratamento com ondas de choque, que são ondas acústicas que estimulam a cicatrização de diversos tecidos do corpo.

Todas essas técnicas somadas ao procedimento cirúrgico podem auxiliar seu corpo a cicatrizar o menisco. Desse modo, é possível impedir ou mitigar a degeneração do joelho, evitando assim a artrose do joelho.

Para se beneficiar desses cuidados e tecnologia, consulte-se com um ortopedista especialista em joelho e verifique qual será a estratégia de tratamento para o seu caso. Cuide-se e previna-se!
O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn