A sigla “DORT” significa Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Ela reúne uma série de problemas que afetam a estrutura óssea e a musculatura e que têm como raiz esforços intensos ou repetitivos realizados durante o trabalho.
Antigamente chamado de Lesões por Esforço Repetitivo, esse grupo de distúrbios foi renomeado porque a maioria dos trabalhadores que sofrem deles não têm, de fato, lesões.
Conteúdo do Post
ToggleTipos mais comuns de DORTs
As queixas por esforço repetitivo mais comuns entre trabalhadores são:
- Tendinites (especialmente no ombro, cotovelo e punho)
- Lombalgia (dor na região lombar)
- Mialgia (dor muscular)
Esses problemas frequentemente estão mais relacionados a sobrecargas dinâmicas (esforço ou movimento repetitivo durante um período prolongado de tempo) ou estáticas (contração muscular prolongada para permanecer em uma mesma posição), além de postura inadequada e excesso de força empregada em determinadas atividades.
Em alguns casos mais sérios, porém, podem haver lesões associadas a essas queixas.
Como se prevenir contra DORTs?
A prevenção contra DORTs envolve tanto aspectos físicos e comportamentais quanto adaptações na rotina de trabalho.
É necessário avaliar quais são os pontos mais críticos no ambiente e rotina de trabalho, buscando formas de diminuir a sobrecarga muscular e corrigir desvios de postura.
Mas também é importante desenvolver uma rotina de exercícios específicos para os seus problemas, suas características físicas e as demandas específicas do seu trabalho com o auxílio de um ortopedista e, se possível, de um fisioterapeuta.
O Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui.