dort

DORTs: o que são e como prevenir?


A sigla “DORT” significa Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. Ela reúne uma série de problemas que afetam a estrutura óssea e a musculatura e que têm como raiz esforços intensos ou repetitivos realizados durante o trabalho. 

Antigamente chamado de Lesões por Esforço Repetitivo, esse grupo de distúrbios foi renomeado porque a maioria dos trabalhadores que sofrem deles não têm, de fato, lesões. 


Tipos mais comuns de DORTs


 As queixas por esforço repetitivo mais comuns entre trabalhadores são:


  • Tendinites (especialmente no ombro, cotovelo e punho)
  • Lombalgia (dor na região lombar)
  • Mialgia (dor muscular)

Esses problemas frequentemente estão mais relacionados a sobrecargas dinâmicas (esforço ou movimento repetitivo durante um período prolongado de tempo) ou estáticas (contração muscular prolongada para permanecer em uma mesma posição), além de postura inadequada e excesso de força empregada em determinadas atividades. 

Em alguns casos mais sérios, porém, podem haver lesões associadas a essas queixas. 


Como se prevenir contra DORTs?


A prevenção contra DORTs envolve tanto aspectos físicos e comportamentais quanto adaptações na rotina de trabalho. 

É necessário avaliar quais são os pontos mais críticos no ambiente e rotina de trabalho, buscando formas de diminuir a sobrecarga muscular e corrigir desvios de postura. 

Mas também é importante desenvolver uma rotina de exercícios específicos para os seus problemas, suas características físicas e as demandas específicas do seu trabalho com o auxílio de um ortopedista e, se possível, de um fisioterapeuta. 
O Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui.

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn