ortopedista especialista

Como tratar tendinite no joelho


O joelho possui diversos tendões: patelar, quadricipital, pata de ganso, adutores, bíceps femoral e poplíteo. Desses, um dos que mais adoece é o tendão patelar, que também pode ser chamado de ligamento patelar.


Conheça o joelho do saltador


Quando o tendão patelar adoece, falamos que você está com tendinite, ou tendinopatia patelar. Isso pode acontecer com pessoas que fazem atividades que envolvem muitos saltos, agachamentos e corrida. Por isso, a tendinite patelar também é conhecida como joelho do saltador.

Embora a tendinite patelar acometa mais pessoas que fazem atividade física, ela pode ocorrer mesmo se você for sedentário, por algum problema metabólico, anatômico, ou outra causa. Sedentário ou não, se você estiver com tendinite patelar, você sentirá dor na parte da frente do joelho, bem na região do tendão, que fica logo abaixo da patela (aquele osso arredondado na frente do joelho).


Cuidado! Se você não tratar a tendinite patelar…


O problema da tendinopatia patelar é que as células do tendão adoecem e começam a produzir substâncias que deixam o tendão espesso e mais frágil, até o ponto que ele pode romper espontaneamente, sem a necessidade de nenhuma pancada ou esforço, especialmente se você tiver mais de 40 anos.

Para evitar um desfecho tão desagradável quanto a ruptura do tendão, é necessário iniciar o tratamento o quanto antes. Alguns anos atrás, fazíamos somente o tratamento convencional, que consiste em exercícios, anti-inflamatórios, analgésicos e fisioterapia.


As Ondas de Choque podem dar um plus ao tratamento da tendinite patelar


Atualmente, dispomos de novas tecnologias, como as Ondas Acústicas de Choque. O tratamento com ondas de choque é realizado por meio de um aparelho que parece uma pistola e que emite ondas acústicas de ultrassom com alta pressão e alta velocidade.

As ondas de choque, ao atingirem as células doentes do tendão, melhoram o metabolismo dessas células, que deixam de produzir substâncias anômalas e voltam a produzir as substâncias de um tendão normal.

Com isso, o tendão recupera as funções de um tendão saudável e a sua dor melhora. Todo esse processo não ocorre da noite pro dia. É necessário um período mínimo de 6 semanas para que todo o processo biológico ocorra. Por este motivo, são necessárias pelo menos 3 sessões com intervalos que variam de 1 a 6 semanas.

Caso você sofra com dor no joelho, consulte-se com o ortopedista especialista. Sendo diagnosticada a tendinite patelar, ou qualquer outra no joelho, verifique se as ondas de choque podem ser benéficas para o seu caso. Você não precisa conviver com a dor. Cuide-se e previna-se!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn