tratamento com ondas de choque

Dúvidas frequentes sobre o tratamento com Ondas de Choque


Por ser um tratamento relativamente novo, é comum que as pessoas ainda tenham muitas dúvidas ao buscar ou receber a recomendação da terapia com ondas de choque.

Essas são algumas das perguntas que ouço com mais frequência:


Qual é o profissional que realiza esse tipo de tratamento?


O tratamento com as ondas de choque é realizado exclusivamente pelo médico. Por se tratar de doenças ortopédicas, recomenda-se a realização do tratamento pelo ortopedista.


Como é feito o tratamento?


Com o paciente sentado ou deitado, o emissor (que se assemelha a uma pistola futurística) é posto sobre o local onde será administrado o tratamento.

O emissor, então, propaga ondas sonoras no ponto de tratamento, auxiliando na regeneração e desinflamação dos tecidos. 


O tratamento com ondas de choque dói?


A depender do local, do tipo de lesão e do aparelho, pode ser necessário o uso de anestesia. 

Mas, no geral, o tratamento é pouco doloroso ou até indolor


Quanto tempo dura o tratamento?


O tratamento com ondas de choque normalmente leva de 3 a 6 sessões, com intervalos de 1 a 2 semanas entre as sessões.

Os efeitos sobre a regeneração dos tecidos começam logo na primeira sessão, e podem se estender por até 1 ano após o fim do tratamento.


Quem pode e não pode realizar o tratamento?


Não é recomendado que o tratamento com ondas de choque seja realizado em áreas afetadas por câncer e outros tipos de tumores..

As ondas de choque também não são recomendadas para gestantes e para crianças. Para pessoas com problemas de coagulação ou que utilizam medicação anticoagulante, e portadores de marcapasso, verifique com seu médico se é possível a realização do tratamento. 

Fora desses grupos, a terapia com ondas de choque pode ser realizada sempre que for prescrita e executada pelo médico. 


Quer saber mais sobre como a terapia com ondas de choque podem ajudar no seu tratamento? O Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn