Sim, e o nome dessa cirurgia é revisão da reconstrução do ligamento cruzado anterior. Ela é necessária quando o paciente rompe novamente o ligamento cruzado anterior (LCA). Há casos de uma terceira cirurgia inclusive.
Por outro lado, seria inviável operar novamente o mesmo joelho caso ele apresentasse infecção, ou artrose moderada ou avançada, pois os riscos seriam maiores do que o benefício.
Conteúdo do Post
ToggleIsso você precisa saber
Quando a cirurgia é necessária, precisamos tirar outro enxerto. Cada enxerto pode ser utilizado uma única vez, então cada vez que você opera o ligamento, é necessário retirar enxerto de outro local do corpo.
No mesmo joelho, podemos tirar até dois enxertos. Quando precisa de um terceiro, utilizamos do outro joelho, ou de doador já falecido (i.e., fazemos um transplante). Portanto, se o paciente não tiver mais enxerto e não for possível realizar o transplante, não tem como realizar a cirurgia.
A cirurgia de revisão da reconstrução do LCA é de maior complexidade e pode requerer procedimentos adicionais como a necessidade de osteotomia, acrescentar a reconstrução de outros ligamentos e retirar enxerto de osso da bacia.
Dica
Verifique como será o planejamento da sua cirurgia com o ortopedista especialista em joelho e tire suas dúvidas antes de operar. Nem sempre a cirurgia é necessária para que você viva bem. Cuide-se e previna-se!
O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui