joelho da criança estalar

Como fazer o joelho da criança parar de estalar


Na verdade, não existe nenhum exercício ou medicamento que faça o joelho da criança parar de estalar. É necessário, descobrir a causa desses barulhos. Basicamente, existem quatro motivos.

O primeiro deles é a instabilidade patelofemoral, que é a dificuldade que a patela possui de se encaixar no joelho. Algumas causas pra isso são displasia da tróclea, excesso de rotação do quadril ou da perna, e patela alta. Para acabar com a instabilidade patelofemoral, é necessário corrigir essas alterações anatômicas por meio de procedimentos cirúrgicos.

O segundo motivo são tumores. Os mais comuns são os osteocondromas e a condromatose sinovial. Eles são tumores benignos que se formam fora ou dentro do joelho e precisam ser removidos, pois ficam atritando contra os tendões e cartilagem do joelho.

A terceira causa é o menisco discoide, que consiste numa alteração congênita do formato do menisco, tornando-o mais frouxo e frágil. Se o menisco discoide romper ou incomodar muito, é necessário realizar um procedimento cirúrgico para remodelar o menisco e restabelecer suas conexões com a tíbia (osso da perna).

E a última causa são as lesões de cartilagem, como as resultantes da osteocondrite dissecante e de lesões osteocondrais. As lesões de cartilagem podem ficar soltas dentro do joelho, formando corpos livres articulares; ou ficarem salientes, causando impacto entre elas e os ossos do joelho. Tais lesões precisam ser corrigidas por meio de cirurgia, seja para remover os corpos livres ou para fixá-las de volta ao seu lugar de origem.

Independente da situação, se seu filho apresentar estalidos no joelho, leve-o ao ortopedista especialista em joelho para fazermos o diagnóstico e orientarmos o tratamento. Cuide de quem você ama!

O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn