fibromialgia exame

Que exames detectam a fibromialgia (dor no corpo todo)?


A despeito do avanço tecnológico, nenhum exame de imagem ou de sangue é capaz de detectar a fibromialgia. Nem mesmo a ressonância, ultrassonografia, ou termografia se mostraram capazes de demonstrar de forma fidedigna a presença da doença.

Isso pode dificultar o diagnóstico da fibromialgia porque essa doença é muito complexa e pode se confundir com outros problemas no corpo, como artrose, tendinite, fasciíte, bursite, entre outros.


Como se faz o diagnóstico de fibromialgia se não tem exames?


O diagnóstico é puramente clínico, com base na anamnese (conversa que fazemos com você) e exame físico. Existem critérios que utilizamos para realizar o diagnóstico, montando um fluxograma na nossa cabeça.

Esses critérios se baseiam na duração da doença, quantidade de locais do corpo com dor, intensidade da dor, prejuízo nas suas funções diárias como qualidade do sono, presença de depressão e ansiedade, déficit de memória, prejuízo na concentração, entre outros.

Para fazer o diagnóstico de fibromialgia, bem como identificar outras lesões no corpo, você precisa se consultar com um ortopedista e um reumatologista com experiência no assunto. Assim, essa equipe poderá te ajudar adequadamente. Cuide-se e previna-se!

O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn