lesão do menisco causa dor na coluna?

Lesão do menisco pode causar dor na coluna?


O que tem a ver o joelho com a coluna? Parece doideira, mas é um fato! O joelho interfere na coluna e vice-versa. O corpo é uma coisa só, não pedaços que se juntam. Portanto, sim, a lesão do menisco pode causar dor na coluna.

Não é que a lesão do menisco vai produzir uma lesão também na coluna. Mas há dois motivos por que a lesão de um impacta no outro.


Primeiro motivo


Algumas pessoas são mais suscetíveis a lesões por questões genéticas, ou seja, a qualidade do tecido que forma as estruturas do corpo, como por exemplo o menisco, não é muito boa para suportar certas atividades do dia a dia.

O material genético do seu corpo inteiro é o mesmo, seja no menisco, seja nos ligamentos e nos discos intervertebrais que estão na coluna. Desse modo, se você sofreu uma lesão meniscal por conta de uma fragilidade do tecido que forma o menisco, é possível que você sofra uma lesão (ou desenvolva uma doença degenerativa) em alguma parte da coluna (ex.: hérnia de disco, artrose facetaria) por conta dessa mesma fragilidade tecidual.


Segundo motivo


Este é o mais importante. Quando você sofre lesão do menisco, a forma como você anda altera porque você está com dor. Ela também altera porque o menisco funciona como um espaçador do joelho. Desse modo, quando o menisco lesa, o formato do joelho modifica e a forma como você anda também.

Ao modificar a forma como você anda (chamamos isso de marcha), pode haver sobrecarga em algum músculo relacionado com a estabilização da coluna vertebral. Uma vez sobrecarregado, o músculo dói e você sente isso como dor na coluna (lombar, cervical ou torácica).

Não se sinta sozinho! Atendo diversos pacientes nessa situação. Por isso, tão logo você sofra com dor no joelho, seja por lesão de menisco ou outra, consulte-se com o ortopedista especialista em joelho para iniciar o tratamento o quanto antes. De certa forma, você pode evitar uma complicação de evoluir também com dor na coluna. Cuide-se e previna-se!

O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn