meniscos

O menisco é o adaptador do joelho


Os maiores ossos do joelho são o fêmur (osso da coxa) e a tíbia (osso da perna). Para que movimentemos o joelho de forma harmônica, esses ossos precisam deslizar um sobre o outro sem solavancos. Entretanto, se você prestar bem atenção nesses ossos, verá que eles não se encaixam perfeitamente. O fêmur é arredondado e convexo ao passo que a tíbia é plana, quando, na verdade a tíbia deveria ser côncava.

Aí, eu pergunto: como eles conseguem deslizar se não se encaixam perfeitamente? Pra responder isso, imagina um carro com a roda torta. Dá pra dirigir, mas a roda fica fazendo barulho, o carro perde a eficiência e a roda desgasta mais rápido.

Se o joelho não tivesse os meniscos, aconteceria a mesma coisa que acontece com o carro com roda torta: o joelho desgastaria mais rapidamente. Os meniscos funcionam como adaptadores entre o fêmur e a tíbia. Para se encaixar no fêmur, é necessário algo com o formato côncavo. Para se encaixar na tíbia é necessário algo com formato mais plano. Pois bem, os meniscos são côncavos na parte de cima (superior) para se encaixar no fêmur, e planos na parte de baixo (inferior) para se encaixar na tíbia.

Assim, os meniscos funcionam como adaptadores, permitindo que os ossos do joelho deslizem um sobre o outro sem desgaste excessivo. Por isso, quando ocorre lesão no menisco, o joelho perde a capacidade de se movimentar de forma harmônica, e você sente dor.

Com base nisso, atualmente, a cirurgia para tratar lesões do menisco visa repará-lo (i.e., fazer a sutura do menisco), ao contrário do que se fazia antigamente, que consistia em realizar a meniscectomia, ou seja, retirar uma parte do menisco.


E se a lesão for grave e você perder todo o menisco?


Hoje dispomos da opção do transplante de menisco. Nesse caso, utilizamos o menisco de alguém que já faleceu e implantamos no seu joelho doente para melhorar a dor e evitar que seu joelho seja destruído, que é uma doença chamada de artrose. Verifique com o ortopedista especialista a melhor forma de tratar os seus meniscos. Cuide-se e previna-se!

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn