tendinite calcificada

Ondas de choque para tendinite calcificada (calcária) do ombro


Os tendões podem calcificar em duas situações.

Na primeira, o tendão começa a degenerar por causa de uma tendinopatia crônica. A tendinopatia crônica é a tendinite que não resolve por mais de 3 meses. Quando isso ocorre, as células do tendão começam a produzir colágeno de maneira incorreta. Desse modo, o tendão fica fraco e pode romper. Na tentativa de “fortalecer” o tendão, o corpo começa a calcificá-lo; porém, isso não adianta e o paciente tem dor do mesmo jeito.

Para saber mais sobre outras tendinites, inclusive a tendinite do manguito do ombro, acesse os textos que preparei pra você no meu site.

Na segunda situação, por um processo ainda desconhecido, começa a acumular cristais de cálcio no tendão. Esses cristais funcionam como uma pasta de dente: se você passar uma pasta de dente na sua mão e deixar agir por horas, a pele vai começar a irritar. A mesma coisa acontece com o tendão, e é o que chamamos de tendinite calcária.

Aqui, escreverei sobre a segunda situação.


LOCAIS NO CORPO QUE PODEM SOFRER TENDINITE CALCÁRIA (CALCIFICADA)


O local mais comum é o ombro, mais especificamente o tendão supraespinal (ou supraespinhoso). No ombro, tem mais outros 3 tendões importantes que formam o manguito rotador: infraespinal (ou infraespinhoso), subescapular e redondo menor. Esses tendões também podem sofrer com a tendinite calcária.

Além do ombro, outros vários tendões podem sofrer tendinite calcária: tendão de Aquiles (calcanhar), do quadríceps, da patela, extensor comum dos dedos (cotovelo), etc.


PROBLEMA DA TENDINITE CALCÁRIA (CALCIFICADA) NO OMBRO


No início da doença, o ombro dói bem pouco. A dor é mais à noite quando você está em repouso.

Porém, quando forma aquela pasta de cálcio no seu ombro, ela irrita tanto o tendão, que dói muito. Pra piorar, como você não consegue movimentar direito o ombro, a musculatura atrofia e você perde movimento do ombro.

Depois de alguns meses com a dor mais intensa, a dor começa a diminuir; porém, você corre o risco de perder movimento do ombro, justamente porque fica muito tempo sem mexer direito o ombro.

Além disso, o ombro pode ficar congelado. Sobre isso (ombro congelado), você pode ler também um artigo que escrevi aqui no site.


TRATAMENTO CONVENCIONAL PARA TENDINITE CALCÁRIA (CALCIFICADA) NO OMBRO


O tratamento inicial da tendinite calcária consiste em

  • Fisioterapia
  • Analgésicos
  • Anti-inflamatórios
  • Infiltração de medicamento local

Cerca de 70% dos pacientes não melhoram com o tratamento convencional e precisam buscar uma alternativa mais eficaz. Hoje dispomos do tratamento por ondas de choque (antes de cogitar a cirurgia).


TRATAMENTO COM ONDAS DE CHOQUE PARA TENDINITE CALCIFICADA (CALCÁRIA) NO OMBRO


Esse tratamento é não invasivo e consiste na aplicação de ondas de ultrassom com uma potência maior. As ondas de choque não têm nada a ver com o “choquinho” da fisioterapia. É um procedimento realizado pelo ortopedista.

Com as ondas de choque, mais de 90% dos pacientes, que já não tinham melhorado com o tratamento inicial, exibe melhora superior a 80% por pelo menos 1 ano. A sessão ocorre no próprio consultório do ortopedista, sem necessidade de anestesia geral. Recomendo sempre ao paciente 1-7 dias sem esforço com o ombro doente. Posteriormente, o paciente pode retoma as atividades progressivamente.

Acha que pode ser útil pra você? Verifique com um ortopedista especialista se você tem indicação para tratar sua tendinite calcificada (calcária) no ombro com ondas de choque.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn