osteocondrite dissecante

Osteocondrite dissecante: causa de dor no joelho da criança e adolescente


Quando um pedaço da cartilagem da articulação do joelho se solta “do nada”, sem nenhuma causa aparente, chamamos de osteocondrite dissecante. Pra você entender melhor o que é esta doença, vou te explicar melhor o que é a cartilagem.

A cartilagem é um conjunto de células que ficam nas articulações (joelhos, quadris, tornozelos, etc). Elas possuem características especiais que permitem que dois ossos possam se movimentar entre si com o mínimo de atrito possível, evitando a destruição da articulação.

Por exemplo, no joelho, temos os ossos fêmur e tíbia, que interagem entre si. Agora, imagina se um pedaço da cartilagem se solta. E pior, imagina se um pedaço da cartilagem se solta e leva consigo um pedaço de osso também. Isto é a osteocondrite dissecante.

É igual duas engrenagens que perdem um dos dentes: o movimento delas deixa de ser harmônico e as engrenagens começam a destruir. Na criança, particularmente nos adolescentes, isso pode acontecer com maior frequência.

Por conta disso, a criança começa a sentir dor no joelho e tem dificuldade de realizar atividades simples como andar. Em alguns casos, a osteocondrite dissecante cura sozinha, mas há outros em que há a necessidade de reparar a articulação.


Como saber o melhor tratamento para a osteocondrite dissecante do seu filho


Para saber se seu filho será daqueles que se recuperam sozinhos ou daqueles que precisam de ajuda adicional, você deve se consultar com o ortopedista especialista em joelho. Assim, poderemos minimizar o risco de sequelas futuras. Cuide de quem você ama.

O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn