membrana de colágeno

Como é feita a cirurgia para colocar membrana de colágeno em lesões de cartilagem


Normalmente, utiliza-se a membrana de colágeno para tratar defeitos da cartilagem da patela. A membrana também pode ser utilizada para tratar lesões da cartilagem dos côndilos femorais, mas é menos comum.

Para a cirurgia, você internará em jejum e será conduzido à sala de cirurgia, onde será submetido à anestesia, que pode ser raquianestesia, anestesia geral, bloqueio de nervos ou associação dessas técnicas.

Já anestesiado, realizamos a assepsia (limpeza) do seu joelho e preparamos para realizar a incisão (corte na pele). Em alguns casos, realizamos uma artroscopia para olhar o seu joelho por dentro sem precisar fazer um corte grande. Em outros casos, partimos direto para o corte no joelho.

Pensando no tratamento de uma lesão de cartilagem na patela, fazemos um corte de aproximadamente 10cm, na parte da frente do seu joelho, suficiente para ver bem a lesão condral na patela.

Feito isso, nós pegamos a patela e a evertemos (viramos do avesso). Desse modo, é possível enxergar perfeitamente a lesão. Em seguida, fazemos uma limpeza na cartilagem, que chamamos de desbridamento. Com isso, é possível determinar o real tamanho da lesão. Este passo é importante, porque a lesão fica escondida e, mesmo com a ressonância, não é possível ver o tamanho real dela.

Agora que a lesão está exposta, nós colocamos um molde sobre ela para desenhar a lesão e cortar a membrana do tamanho exato da lesão, permitindo que ela se encaixe adequadamente nela.

Dependendo das características da lesão e da infraestrutura do local onde você é operado, podemos implantar na lesão células tronco, fragmentos de cartilagem, plasma rico em plaquetas, ou condrócitos.

Antes ou depois de implantar algum desses produtos (varia conforme a técnica utilizada), nós cobrimos o defeito com a membrana de colágeno e a costuramos (ou utilizamos uma cola) na cartilagem.

Por fim, costuramos todos os tecidos que foram abertos para expormos a lesão, fazemos um curativo e está finalizada a cirurgia. Você será encaminhado para a sala de recuperação e depois direcionado ao quarto para repousar.

Você receberá instruções com relação ao pós-operatório, orientações de cuidado com o curativo, retorno no consultório do seu ortopedista, medicamentos para dor e tudo mais que for necessário.

Se você tem lesão de cartilagem e será submetido à cirurgia, tire suas dúvidas com seu ortopedista especialista em joelho. Cuide-se e previna-se!

O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn