A cartilagem desempenha um papel fundamental em todos os movimentos do nosso corpo, sendo a responsável por diminuir o atrito entre as estruturas ósseas das articulações.
Justamente por ser tão importante, ela está muito sujeita a lesões – seja na prática de esportes ou atividade física, e até em atividades comuns do dia a dia.
Essas lesões podem decorrer tanto de um desgaste progressivo quanto de fraturas ou lesões em estruturas próximas, que acabam afetando a cartilagem.
Transplante de cartilagem: uma opção de tratamento
Uma das formas de tratar lesões na cartilagem é por meio do transplante de fragmentos de cartilagem – que podem ser retirados tanto da mesma pessoa (transplante autólogo) quanto de um doador falecido (transplante homólogo).
O procedimento pode ser realizado para lesões de vários tipos e tamanhos, mas é preciso que haja uma avaliação prévia cuidadosa do paciente e de seu estado de saúde.
Apenas as lesões pequenas e médias podem ser tratadas com o transplante autólogo, já que não se pode remover fragmentos muito grandes de cartilagem saudável sem comprometer a articulação.
Nos casos de lesões mais sérias e maiores, realiza-se o transplante homólogo.
O Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui