transplante de cartilagem

Quando é necessário fazer um transplante de cartilagem?


A cartilagem desempenha um papel fundamental em todos os movimentos do nosso corpo, sendo a responsável por diminuir o atrito entre as estruturas ósseas das articulações. 

Justamente por ser tão importante, ela está muito sujeita a lesões – seja na prática de esportes ou atividade física, e até em atividades comuns do dia a dia. 

Essas lesões podem decorrer tanto de um desgaste progressivo quanto de fraturas ou lesões em estruturas próximas, que acabam afetando a cartilagem. 


Transplante de cartilagem: uma opção de tratamento 


Uma das formas de tratar lesões na cartilagem é por meio do transplante de fragmentos de cartilagem – que podem ser retirados tanto da mesma pessoa (transplante autólogo) quanto de um doador falecido (transplante homólogo).

O procedimento pode ser realizado para lesões de vários tipos e tamanhos, mas é preciso que haja uma avaliação prévia cuidadosa do paciente e de seu estado de saúde. 

Apenas as lesões pequenas e médias podem ser tratadas com o transplante autólogo, já que não se pode remover fragmentos muito grandes de cartilagem saudável sem comprometer a articulação. 

Nos casos de lesões mais sérias e maiores, realiza-se o transplante homólogo.

O Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn