ligamento cruzado anterior

Quanto tempo demora a recuperação do LCA após a cirurgia?


Pra que você entenda melhor a resposta, vou te contar como é feita parte da cirurgia do ligamento cruzado anterior (LCA).

Para reconstruir o LCA, utiliza-se um enxerto. Na maioria das vezes, o enxerto é um tendão do seu próprio corpo, retirado do mesmo joelho que sofreu a lesão. Pode ser o tendão da patela, do quadríceps ou dos isquiotibiais mediais (grácil e semitendíneo).

Quando retiramos o enxerto do seu joelho, o enxerto morre porque perde os vasos que levam nutrientes pra ele. Após a morte de suas células, o tendão passa por um processo chamado “ligamentização”, que é a sua transformação em algo semelhante a um ligamento.

Esse processo leva muitos meses. Antigamente, os pacientes retornavam ao esporte com 6 meses, mas foi observado que o enxerto continuava muito frágil ainda, o que aumenta muito o risco de romper de novo.

Atualmente, já se sabe que o tempo mínimo são 9 meses, mas alguns pesquisadores defendem 12 meses. Esse tempo varia muito conforme a biologia do paciente e a qualidade da reabilitação. Um paciente que demora pra iniciar a fisioterapia e faz muito poucas sessões jamais terá o mesmo resultado que um paciente que fez tudo certo.

Claro que, mesmo fazendo tudo certo, é possível romper novamente o enxerto. De qualquer modo, fazer tudo certo minimiza o risco. É isso que devemos compreender.

Antes de operar, tire suas dúvidas com o seu ortopedista especialista. Cuide-se! Previna-se!

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn