ligamento cruzado anterior

O ligamento cruzado anterior é mais forte do que um halterofilista


Ele precisa ser mesmo muito forte, senão seria impossível o próprio halterofilista levantar tanto peso. Mas isso não impede que o ligamento cruzado anterior (LCA) rompa, inclusive durante o levantamento de peso.

O LCA é bem pequeno, e mede, aproximadamente, 31 a 35 milímetros de comprimento. Muito menor do que um halterofilista. Apesar disso, o LCA suporta até cerca de 200kg. Poucos conseguem fazer um leg press colocando 200kg em uma perna, mas o seu LCA, que tem 3cm, aguenta.

Contudo, ele pode romper. Existem movimentos que multiplicam as forças no joelho e enfraquecem o LCA ao mesmo tempo. O pior desses movimentos é o de torção. Quando você dobra o joelho, o LCA torce e fica mais fraco. Se você, além de dobrar o joelho, também girar o corpo, o ligamento enfraquece mais ainda. 

Imagina agora se, além disso tudo, algum peso ou alguém cair em cima do seu joelho; ou se você estiver correndo ou carregando algum peso…Isso é fatal para o ligamento. Além de enfraquecido, ele é sobrecarregado e rompe.

Por isso, devemos treinar bem os movimentos esportivos (i.e., o gesto esportivo) antes de executá-los com cargas maiores, ou incrementar dificuldades. O seu ligamento pode não aguentar e romper.

Fique ligado e se sofrer alguma lesão no joelho, consulte-se com um ortopedista especialista. Cuide-se! Previna-se!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn