ortopedista

Saiba as funções dos meniscos para o seu joelho


Os meniscos exercem funções essenciais para a saúde do seu joelho. Fico muito preocupado quando o paciente demora para realizar um acompanhamento adequado, ou deixa de fazer o acompanhamento que estava fazendo.


NÃO SEJA ENGANADO


Nem sempre um distúrbio no menisco causará dor insuportável ao paciente. Na verdade, a maioria tem dor leve e isso pode levar o paciente a crer que os meniscos não são tão importantes assim. Por isso, vou descrever aqui pra você as funções dessas estruturas tão importantes para o joelho.


MÚLTIPLAS FUNÇÕES EM UMA ESTRUTURA


A função mais conhecida é a de absorção de impacto. Os meniscos são como amortecedores, absorvendo até 60% do peso do corpo sobre os joelhos. Outra função muito importante, que está relacionada ao impacto, é a de corrigir as incongruências dos ossos do joelho.

Explicando melhor, é o seguinte: os ossos do joelho (tíbia e fêmur) não encaixam perfeitamente; então, o menisco serve como um adaptador, pois corrige essa incongruência e permite um movimento mais harmônico do joelho. Como resultado, diminui-se o atrito entre os ossos e o impacto das forças que incidem sobre o joelho.

Do mesmo modo que o menisco melhora a distribuição de forças dentro do joelho, ele acaba auxiliando também a distribuição do líquido sinovial, que é um fluido que lubrifica e auxilia a nutrição das células da cartilagem.

E a última função, extremamente importante, que tem sido muito valorizada atualmente, é a de contribuir para a estabilidade do joelho. Os meniscos funcionam como ligamentos, que deixam o joelho mais firme para que possamos realizar nossas atividades com segurança.
Viu só como o menisco é importante? Por isso, se você tiver algum problema no menisco, ou suspeita, não deixe de buscar um ortopedista especialista. Cuide-se e previna-se!

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn