ortopedista

Saiba como o menisco diminui o atrito no joelho

O joelho é uma articulação que tem tudo pra dar errado. Diferente do quadril e do ombro, os ossos do joelho (o fêmur e a tíbia), não se encaixam perfeitamente.

Pra você ter uma noção, os ossos do quadril são como uma bola de sorvete (o fêmur) e a “casquinha” (acetábulo); i.e., foram feitos um para o outro.

No joelho, é o contrário! Os ossos são completamente incongruentes. Isso limita a capacidade de movimento do joelho e aumenta o atrito entre os ossos, facilitando o desgaste da articulação. 

Para corrigir essa incongruência, existem os meniscos, que ficam interpostos entre o fêmur e a tíbia.

Como o menisco consegue corrigir a incongruência do joelho

O formato dos meniscos é perfeito pra se encaixar no fêmur e na tíbia. A parte de cima do menisco se encaixa perfeitamente no fêmur, ao passo que a parte de baixo se encaixa perfeitamente na tíbia.

Em outras palavras, o menisco é um adaptador para o joelho. Graças a este adaptador você consegue dobrar e esticar seu joelho sem problemas e com menor atrito entre os ossos.

Lesar o menisco é um grande prejuízo à saúde do joelho

Com base no que escrevi acima, já dá pra entender por que a lesão no menisco causa dor e diminui o movimento do seu joelho. Além desses problemas, o joelho desgasta mais rápido, resultando na doença chamada de artrose.

Desse modo, se você sofrer alguma lesão do menisco é importante iniciar o tratamento o quanto antes para tentar preservar a saúde do joelho.

As opções de tratamento cirúrgico que existem são a sutura (reparo) do menisco, a meniscectomia parcial (retira-se parte do menisco) e o transplante do menisco (implanta-se o menisco de um doador falecido).

Além desses tratamentos, podemos otimizar o processo de reparo do menisco com o plasma rico em plaquetas e as ondas de choque.

Não perca tempo e procure o ortopedista especialista para ser avaliado e tratado! Cuide-se e previna-se!

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn