ligamento cruzado posterior

Tempo de recuperação da cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado posterior (LCP)


A recuperação após a cirurgia para reconstruir o ligamento cruzado posterior rompido é lenta. São 7 a 12 meses para a recuperação plena. Mas não se assuste. Este tempo é para a recuperação completa. Não significa que você ficará com a perna pra cima, sem dobrar e sem pisar por todo este tempo.

A cada semana você terá um ganho. Por exemplo, em duas semanas, espera-se que você já consiga dobrar o joelho 90°. Com seis semanas, provavelmente, você já poderá pisar com todo o peso do seu corpo no chão.

Os exercícios são iniciados no primeiro dia após a cirurgia, sendo que a cada semana você poderá fazer mais exercícios com complexidade crescente. No início, só poderá fazer exercício para levantar e abaixar a perna. Com 6 semanas, iniciará bicicleta ergométrica; com 3 meses, poderá caminhar livremente; corrida, aos 4 meses; até que conseguirá participar de esportes de alto impacto entre 7 e 12 meses.

Este panorama pode ser postergado conforme seu empenho na fisioterapia, sua biologia, gravidade da lesão, entre outros fatores. Além disso, mesmo após os 7-12 meses para recuperação plena, é necessário manter o acompanhamento com o ortopedista especialista em joelho para avaliar a saúde do seu joelho.

Antes de fazer a cirurgia para reconstruir o LCP, converse bem com seu ortopedista. Após o procedimento, tire dúvidas com ele, pois foi ele quem te operou e sabe os detalhes da sua cirurgia. Cuide-se e previna-se!

O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn