ortopedista

Por que a recuperação do ligamento cruzado anterior (LCA) em atletas é mais rápida?


Ouve-se muito que a recuperação de algum atleta famoso está sendo rápida, “superando” as expectativas. Por isso, vem a questão: será que os atletas são super-humanos? Eles têm algo especial que a maioria não tem?

Sim! Eles têm algo muito especial que a maioria não tem: disciplina e estrutura. Do ponto de vista biológico, a expectativa de recuperação de um atleta é a mesma de indivíduos não atletas. Mas a disciplina deles os leva a ter maior chance de obter os melhores resultados.

Existem várias recomendações sobre o que você pode e não pode fazer após a cirurgia do ligamento cruzado anterior (LCA); por exemplo, o melhor momento pra voltar a pisar com todo o peso do corpo, subir e descer escada, correr, praticar esportes de risco, etc.
O que eu mais observo na minha prática são pacientes que pulam etapas. Isso é ruim porque estressa o novo ligamento num período em que ele ainda não está preparado.

O contrário também ocorre. Alguns pacientes faltam às sessões de fisioterapia, ou deixam de retornar com o ortopedista. Esse comportamento posterga os ganhos e aumenta os riscos de falha da cirurgia.

Além da disciplina, tem a questão da estrutura. Os atletas, em sua maioria, possuem a sua disposição um centro de reabilitação dedicado a eles. Assim, eles podem usufruir de toda a tecnologia de equipamentos e de profissionais disponível.

Por outro lado, nem todo paciente consegue ter acesso a 100% da estrutura necessária para sua reabilitação. Às vezes, ele precisa conciliar o horário de trabalho com o da fisioterapia, ou precisa de alguém para levá-lo à fisioterapia, entre outros empecilhos.

De todo modo, o que posso dizer, por experiência, é que o grande diferencial do atleta em relação aos pacientes “comuns” é a DISCIPLINA. Se você seguir as recomendações do seu ortopedista e do fisioterapeuta, a chance de sucesso na cirurgia será igual a de um atleta.
Caso necessite de uma avaliação para algum problema no seu joelho, consulte-se com o ortopedista especialista. Cuide-se e previna-se!

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn