ligamento colateral medial

Tipos de cirurgia para tratar a lesão do ligamento colateral medial


O ligamento colateral medial (LCM) possui alto poder de cicatrização quando o comparamos a outros ligamentos do joelho (ex.: ligamento colateral lateral e o ligamento cruzado anterior). Por conta disso, também é possível realizar o reparo do LCM, não somente a reconstrução, como fazemos para os demais ligamentos.


Reparo do ligamento colateral medial


O reparo do LCM consiste em costurar o ligamento, ao passo que a reconstrução consiste em refazer, do zero, o LCM.

Contudo, o reparo só é possível quando a lesão do ligamento colateral medial é recente (aguda), porque se a lesão for antiga os pedaços do ligamento podem retrair ou “se fundir” com outras estruturas do joelho, impossibilitando o procedimento.


Reconstrução do ligamento colateral medial


Essa cirurgia pode ser feita tanto numa situação aguda (recente) quanto crônica (tardia). Na lesão aguda do LCM, geralmente optamos pela reconstrução quando o ligamento colateral medial está muito lesado, impossibilitando o reparo ou não produzindo um reparo confiável.

Para a reconstrução, utilizamos um enxerto, que é um outro tendão do seu corpo, como o tendão do semitendíneo, do grácil, do quadríceps ou da patela. Caso não seja possível retirar nenhum tendão do seu corpo, utilizamos enxerto proveniente de um doador falecido (aloenxerto), igual ao que se faz nos transplantes de coração e pulmão.

Esse enxerto será utilizado no lugar do ligamento que rompeu. Para tanto, nós fixamos o enxerto, nos locais onde o LCM normalmente fica, com parafusos ou âncoras, que são materiais próprios pra fazer esse tipo de cirurgia.

Se você precisa operar o joelho para tratar sua lesão do ligamento colateral medial, tire suas dúvidas com o ortopedista especialista do joelho por meio de uma consulta. Cuide-se e previna-se!O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn