prótese de joelho

Qual a melhor prótese de joelho pra ser realizada em você


Existem mais de 10 tipos de prótese de joelho (ex.: unicompartimental, bicondilar, megaprótese, dobradiça, etc), mas só é possível colocar uma por vez. Então, é necessário escolher a mais adequada para o seu joelho. E como fazemos isso?

Para determinar o tipo ideal de prótese para o seu caso, precisamos avaliar alguns quesitos que vou comentar adiante.


Distribuição da artrose no joelho


É imperativo avaliar quais partes do joelho estão acometidas pela artrose (desgaste). Nós chamamos as partes do joelho de compartimentos. Se somente um compartimento estiver doente, podemos utilizar uma prótese parcial por exemplo. Todavia, se todos estiverem doentes, devemos utilizar uma prótese total.


Deformidade do joelho


Podemos graduar a deformidade no joelho em 3 níveis: até 10°, 10°-20° e mais de 20°. Quanto maior a deformidade do joelho, mais rígida (constrita) deve ser a prótese pra poder suportar todo o peso do seu corpo sem que o joelho “saia do lugar”, o que chamamos de luxação.


Destruição óssea


A osteoartrite (artrose) do joelho provoca inicialmente a destruição da cartilagem, e depois a destruição do osso. Conforme a gravidade da artrose, a destruição óssea pode ser tamanha que é necessário utilizar alguns acessórios nas próteses, como hastes, calços, cones e enxertos.


Estabilidade do joelho


O joelho possui mais de 10 ligamentos responsáveis por prover estabilidade ao joelho (i.e., firmeza). Alguns ligamentos são mais importantes que os outros, como o ligamento colateral medial e o oblíquo posterior. Se esses ligamentos estiverem insuficientes, devemos utilizar próteses constritas como a prótese em dobradiça.


Como avaliamos tudo isso?


A avaliação é feita por meio do exame físico da pessoa que possui artrose, aliada à análise de exames complementares como a radiografia, tomografia e ressonância. O exame escolhido dependerá da gravidade da artrose a critério do ortopedista especialista em joelho.

Se você estiver sofrendo com artrose e tem indicação de realizar uma prótese de joelho, faça isso com o ortopedista especialista em joelho. Cuide-se e previna-se!
O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn