lesão do menisco

Tipos de cirurgia para tratar a lesão do menisco


Como existem diversos tipos de lesão de menisco, há também mais de uma forma de se operar o menisco. Antes de mais nada, é importante ressaltar que nem sempre há necessidade de se operar o menisco. Mas quando o assunto é operar, temos algumas opções.


Meniscectomia total


Antigamente, realizava-se somente a meniscectomia total, que é remover completamente o menisco lesado. Atualmente, este procedimento foi abandonado porque o joelho dos pacientes destrói rapidamente com o passar dos anos.


Meniscectomia parcial


Quando o menisco está lesado, mas sua estrutura está com má qualidade e não é possível repará-la, fazemos a meniscectomia parcial, ou seja, removemos somente a parte que está muito ruim.


Saucerização


Se o menisco estiver com formato discoide, que é uma alteração na sua forma, realizamos a saucerização, que é o procedimento de cortar algumas partes do menisco remodelando-o para um formato mais “normal”.


Sutura (reparo) de menisco


Nas situações em que se formam flaps de menisco, ou seja, em que há pedaços soltos de menisco dentro do joelho, mas passíveis de reparo, nós realizamos a sutura do menisco, que é o procedimento de costurar o menisco.


Reinserção do menisco


Quando a raiz do menisco se solta do joelho ou quando o menisco sofre uma lesão chamada radial (i.e., corta o menisco “ao meio”), realiza-se a reinserção do menisco com ou sem a sutura do menisco.


Reimplante do menisco


Nos casos em que o menisco se desprende de várias regiões da tíbia (osso da perna que forma o joelho), é possível fazer o reimplante do menisco.


Transplante homólogo de menisco


Por fim, se você sofrer uma lesão muito extensa do menisco, não tiver mais como repará-lo ou já tiver sido submetido à meniscectomia total, fazemos o transplante do menisco, utilizando um menisco de um doador falecido (chamamos isso de transplante homólogo).

Agora que você sabe os tipos de cirurgia que existem atualmente para tratar lesões do menisco, você precisa saber qual delas está indicada para o seu caso. Consulte-se com o ortopedista especialista em joelho pra ele te ajudar. Cuide-se e previna-se!O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn