tratamento do menisco

Artroscopia para tratamento do menisco


O menisco é uma das partes do nosso corpo que mais opera sob pressão, seja em atividades simples do dia a dia, seja durante a prática de esportes ou atividades mais demandantes.

Mesmo durante atividades tão triviais como uma caminhada, os joelhos chegam a suportar de 2 a 3 vezes o nosso peso. 

Devido ao fato de ter uma anatomia propensa ao desgaste e à sobrecarga de certas áreas, o joelho precisa de um bom sistema de amortecimento, que é proporcionado pelos meniscos. 


Quais os benefícios da cirurgia por artroscopia?


Ao contrário da cirurgia aberta tradicional, a cirurgia por meio de artroscopia permite uma intervenção bem menos invasiva e com recuperação mais rápida ao paciente. 

Mas o principal benefício é que, com ela, pode-se reparar (suturar) o menisco com maior precisão, ou remover partes menores quando a sutura não é possível. 


Sutura do menisco por artroscopia


Quando o rompimento do menisco acontece na área periférica e vascularizada, é possível realizar pequenas suturas guiadas pelo aparelho artroscópico, para facilitar a cicatrização do menisco. 

O grande benefício dessa técnica é preservar o menisco por completo e reduzir as chances de desgastes futuros no joelho.

O período de recuperação, porém, é um pouco maior do que quando se realiza a retirada da parte lesionada do menisco Apesar disso, vale muito à pena pelo benefício que se ganha. 


Meniscectomia por artroscopia


A meniscectomia (ou retirada total ou parcial do menisco) é uma opção em casos de lesões irreparáveis do menisco, ou seja em que não é possível realizar a sutura. 

Com a técnica artroscópica, a meniscectomia é muito mais precisa e muito menos invasiva. Retira-se a parte lesionada com incisões de apenas 1 cm cada, que é o necessário para introduzir os instrumentais cirúrgicos 

Isso permite uma recuperação mais rápida e muito menos dolorida do que a cirurgia tradicional.


O Dr. Carlos Vinicius Buarque de Gusmão é ortopedista, especialista em Joelho, ondas de choque e Tratamentos Minimamente Invasivos (infiltração, denervação, PRP e Bloqueio dos geniculares) e atende em São Paulo, na Vila Mariana e no Morumbi. Se quiser tirar suas dúvidas, clique aqui

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Foto de Dr. Carlos Vinícius

Dr. Carlos Vinícius

Ortopedista e Cirurgião do Joelho | CRM-SP 140.189 | TEOT 13.130
Doutor em Ciências da Cirurgia pela UNICAMP, especialista em Cirurgia do Joelho pela USP e com treinamento em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn