prótese no joelho

Você sabe o que é prótese unicompartimental de joelho?

 

Talvez você saiba, ou não, que a artrose é uma doença no joelho que provoca dor e deformidade. Com isso, você vai perdendo a capacidade de fazer suas atividades diárias e a sua qualidade de vida.

A cirurgia para colocar uma prótese no joelho é o tratamento de escolha quando se esgotam as opções não cirúrgicas de tratamento. O nome técnico que damos a essa cirurgia é artroplastia de joelho.

Na cirurgia, retiramos a parte doente do joelho e substituímos por uma prótese, que normalmente é um material feito de liga de cromo e cobalto.

 

Tipos de prótese no joelho

 

Existem diversos tipos de prótese: prótese pra quem tem problema de ligamento, prótese pra quem tem falta de osso, prótese pra quem já tinha uma prótese e precisa trocar, etc.

A prótese mais usada é a tricompartimental, que substitui todo o joelho.

No joelho, existem três compartimentos: medial (parte de dentro do joelho), lateral (parte de fora do joelho) e patelofemoral (parte que engloba a patela e a tróclea do fêmur). Quando os três compartimentos estão doentes, chamamos isso de artrose tricompartimental. Quando só um, unicompartimental.

A maioria dos pacientes que necessita de prótese do joelho tem artrose dos três compartimentos. Por isso, a prótese de joelho utilizada, é a prótese tricompartimental.

 

Prótese unicompartimental para quem tem artrose unicompartimental

 

Só que existem os pacientes que possuem artrose só em um compartimento. Então, pra que colocar uma prótese tricompartimental? Foi isso que a ciência tentou desenvolver desde 1950, e, finalmente, a partir desse século, foi possível.

Foi desenvolvida uma prótese unicompartimental para aqueles que possuem artrose só numa parte do joelho. Isso é bom por vários motivos:

 

  • A prótese é menor;
  • Você fica com um joelho mais próximo de um joelho normal;
  • A recuperação é mais rápida;
  • Você sente menos dor pós-operatória;
  • A agressão e perda de osso são menores.

 

Prótese unicompartimental também pode servir para artrose bicompartimental

 

A prótese unicompartimental jamais poderá ser colocada num paciente com artrose dos três compartimentos. Contudo, alguns pacientes com artrose em 2 compartimentos podem se beneficiar da artrose unicompartimental.

É muito comum ter artrose do compartimento medial e do compartimento patelofemoral. O compartimento medial é o que mais provoca dor; mas, nem sempre, o compartimento patelofemoral dói. Nesses casos, ainda é possível colocar a prótese unicompartimental.

Ressalto pra você que o mais importante para o resultado de uma cirurgia é uma boa avaliação ortopédica e, por conseguinte, que o tratamento seja bem indicado.

E você? Precisa operar e não sabe se a prótese unicompartimental está indicada? Consulte o ortopedista especialista. Cuide-se! Previna-se!

Dr. Carlos Vinicius Ortopedista SP

Sobre o Dr. Carlos Vinícius

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há mais de 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP.

Saiba mais

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn