problemas no joelho

Quais os sintomas de problemas no joelho?


Problemas no joelho apresentam diversas combinações de sintomas. Saber diferenciá-los é essencial para o diagnóstico correto, que, por conseguinte, possibilitará o emprego do melhor tratamento, evitando possíveis complicações e cronificação da doença. 


Problemas no joelho: a que sintomas devo me atentar?


Ao perceber qualquer diferença em seus joelhos, o paciente necessita procurar o ortopedista especialista em joelho. Quanto maior a demora para procurar ajuda, mais você sofrerá.


Dor e inchaço no joelho


A dor é o sintoma mais comum, que pode ou não estar associada a inchaço. A dor pode ter diferentes localidades, intensidades e estar acompanhada de outros sintomas (falseio, repuxo, estalidos, etc.).

Dor abrupta de alta intensidade e que melhora gradualmente conforme passa o tempo geralmente está relacionada a lesões, como contusões ósseas, lesões de cartilagem, ruptura de ligamentos e lesões de menisco.

Por outro lado, quando a dor abruta não melhora com o tempo e, ao contrário, piora, indica uma lesão mais grave, como infecção e corpos livres articulares. Nesses casos, você pode ter febre, o joelho pode ficar inchado e travado (com dificuldade para dobrar e esticar).

No caso de dor mais arrastada de baixa intensidade e que aumenta progressivamente com o tempo, normalmente, está relacionada a tendinites, artrose e tumores. Nessas doenças, você pode ter também a famosa “água no joelho”, quando ele fica inchado por acúmulo de líquido sinovial.

Falseio


É outra queixa extremamente comum que costuma estar relacionada às lesões de ligamentos, como o ligamento cruzado anterior e os ligamentos colaterais (colateral medial e o canto posterolateral). Nessa situação você sente o joelho sair do lugar quando você muda de direção durante a caminhada.

Pacientes com instabilidade patelofemoral também podem se queixar de falseio. A instabilidade provoca a luxação da patela, quando a patela sai do lugar. Nesse caso, a patela pode sair do lugar e voltar automaticamente, ou ficar presa (fora do joelho). Se isso ocorrer, você precisa ir imediatamente ao hospital, pois se trata de uma lesão mais grave.

Uma terceira causa de falseio é a lesão de menisco. Algumas lesões deixam o menisco mais frouxo. Com isso, ele fica se movimentando de maneira anormal dentro do joelho. Isso produz uma sensação de falseio que pode ou não estar associada a dor.


Conte com Dr. Carlos Vinícius


Com mais de 10 anos de experiência e especialização em joelho, o Dr. Carlos Vinícius Buarque de Gusmão é o ortopedista indicado para detectar e tratar problemas no joelho com métodos modernos e comprovados pela literatura médica. Marque uma consulta.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
LinkedIn