Os meniscos são muito importantes para a saúde do seu joelho. Cada joelho possui dois, o menisco medial e o menisco lateral. Para que eles funcionem, é necessário que o formato do menisco seja adequado e seus ligamentos estejam firmes.
Conteúdo do Post
ToggleO QUE É O MENISCO DISCOIDE?
Do mesmo jeito que alguém pode nascer com a perna torta, o braço curto ou a coluna deformada, você pode ter uma má formação congênita do menisco, ou seja, você já nasce com essa anomalia.
No menisco discoide, sua forma e seus ligamentos estão fora dos padrões de normalidade. O menisco que mais apresenta problemas de má formação é o menisco lateral (que fica na parte mais “externa” do joelho).
PROBLEMAS NO FORMATO DO MENISCO DISCOIDE
O formato normal do menisco é o de uma letra C. No menisco discoide, ele lembra mais um disco, semelhante a Lua quase na fase cheia. Se não bastasse isso, a fixação, a vascularização e a estrutura microscópica (chamamos isso de ultraestrutura) do menisco discoide são de má qualidade.
Por isso, o menisco discoide tem maior chance de romper e degenerar, além de oferecer menos proteção ao joelho e alterar a anatomia do joelho.
QUAIS OS SINTOMAS PROVOCADOS PELO MENISCO DISCOIDE?
Algumas pessoas vivem bem com seu menisco discoide por vários anos e só apresentam sintomas depois dos 30 anos. Mas existe uma parcela grande de pessoas que têm sintomas desde a infância.
Normalmente, a criança com menisco discoide sente o joelho estalando e parece que algo sai do lugar. De fato, algo está saindo do lugar: o menisco. Isso pode ser indolor ou doloroso, dependendo do grau de instabilidade do menisco e presença de alguma lesão nele.
Diferente da criança, o adulto costuma se queixar mais de dor do que de estalidos no joelho. Além disso, frequentemente o adulto sofre lesão do menisco durante a prática de esportes ou após algum trauma (pancada) que não causaria nada demais numa pessoa com o menisco normal.
TRATAMENTOS DISPONÍVEIS PARA O MENISCO DISCOIDE
Se você descobriu que tem menisco discoide por acaso, é importante fazer acompanhamento. Mas se você tem sintomas relacionados ao menisco discoide, o tratamento deve ser cirúrgico. Não há muito espaço para tratamentos não cirúrgicos, pois o menisco discoide deteriora a saúde do joelho, resultando em dor, inflamação e desgaste (artrose). As opções de tratamento são a sutura (reparo), fixação, saucerização, meniscectomia e o transplante de menisco . Consulte-se com o ortopedista especialista para avaliação do seu caso e emprego da melhor estratégia terapêutica pra você. Cuide-se e previna-se!